Elas fazem tudo! Billie Eilish, Selena Gomez, Katy Perry, P!nk e outras estrelas assinaram uma carta da UNICEF, destinada aos países do G7, com pedidos de doação de vacinas contra a Covid-19 à Covax, programa criado pela OMS, junto a entidades filantrópicas, para ampliar a distribuição do imunizante, na garantia de que países de baixa renda não sejam negligenciados na campanha.
A pedido ressalta que há mais de um ano na pandemia, novas variantes da doença têm o potencial de “nos colocar de volta onde começamos”, referindo-se à março de 2020, quando diversos países decretaram lockdown e registrou dezenas de mortes devido ao vírus.
“Isso significa mais fechamentos de escolas, mais interrupções no sistema de saúde e maiores repercussões econômicas – ameaçando o futuro de famílias e crianças em todos os lugares“, diz a carta. “A pandemia não terminará em nenhum lugar até que termine em todos os lugares, e isso significa levar vacinas para todos os países, o mais rápido e equitativamente possível.”
Outras personalidades como David Beckham, Orlando Bloom, Sofia Carson, Ewan McGregor, Liam Neeson, Whoopi Goldberg, Gemma Chan, Priyanka Chopra Jonas, Olivia Colman e Lucy Liu também colocaram seus nomes no documento, na tentativa de pressionar o bloco na ação.
“A Unicef já está distribuindo vacinas em nome da Covax, a iniciativa internacional de igualdade de vacinas. Mas agora, a Covax está 190 milhões de doses aquém do que deveria estar, o que deixa as pessoas vulneráveis perigosamente desprotegidas”, continua a carta.
A nota termina com um pedido para fazer essas doações até agosto e lançar um roteiro para aumentar as doações conforme aumentam os suprimentos. “As esperanças do mundo estão sobre seus ombros”, conclui. “Juntos, vocês devem enfrentar esse desafio. Vamos construir um futuro mais saudável, mais brilhante e mais justo para cada criança e para todos.”
Dear world leaders…
The pandemic won’t be over anywhere until it’s over everywhere, and that means getting vaccines to every country – fast.
Join our Goodwill Ambassadors and supporters in calling on wealthy G7 countries to #DonateDosesNow.
— UNICEF (@UNICEF) June 8, 2021