in

Billboard revela que “MDNA”, novo álbum de Madonna, vendeu muito menos que 300 mil cópias em sua semana de estreia


“MDNA”, novo álbum de Madonna, estreou com folga no topo da Billboard 200 na última atualização da principal parada norte-americana. Para ser o disco mais vendido da semana, a Rainha do Pop conseguiu vender 359 mil cópias e deixou o lançamento de Lionel Richie na segunda posição.

O que a Billboard deixou claro em publicação no seu site nesta quinta-feira, 5, foi a estratégia utilizada por Madonna e a sua equipe para garantir o topo. A revista explicou que grande parte os números do “MDNA” vieram da promoção realizada em parceria com a Live Nation, responsável pela nova turnê mundial de Madonna. Ao comprar um ingresso especial para a etapa norte-americana da turnê, os fãs recebem um código que pode ser trocado por um CD físico ou pela versão digital do álbum no iTunes – apenas os códigos utilizados contabilizaram nas vendas. O resultado, para garantir o bom desempenho do disco na primeira semana, foi positivo e pelo menos 180 mil cópias foram adquiridas através da promoção.

A estratégia de marketing lembra a parceria que Lady GaGa fez com a loja Amazon para o lançamento do álbum “Born This Way” em maio do ano passado. Em pleno lançamento, o material foi comercializado por apenas US$0,99. Foi um sucesso absoluto: O disco estreou no topo da Billboard com mais de 1 milhão de cópias vendidas.