“MDNA”, novo álbum de Madonna, estreou com folga no topo da Billboard 200 na última atualização da principal parada norte-americana. Para ser o disco mais vendido da semana, a Rainha do Pop conseguiu vender 359 mil cópias e deixou o lançamento de Lionel Richie na segunda posição.
O que a Billboard deixou claro em publicação no seu site nesta quinta-feira, 5, foi a estratégia utilizada por Madonna e a sua equipe para garantir o topo. A revista explicou que grande parte os números do “MDNA” vieram da promoção realizada em parceria com a Live Nation, responsável pela nova turnê mundial de Madonna. Ao comprar um ingresso especial para a etapa norte-americana da turnê, os fãs recebem um código que pode ser trocado por um CD físico ou pela versão digital do álbum no iTunes – apenas os códigos utilizados contabilizaram nas vendas. O resultado, para garantir o bom desempenho do disco na primeira semana, foi positivo e pelo menos 180 mil cópias foram adquiridas através da promoção.
A estratégia de marketing lembra a parceria que Lady GaGa fez com a loja Amazon para o lançamento do álbum “Born This Way” em maio do ano passado. Em pleno lançamento, o material foi comercializado por apenas US$0,99. Foi um sucesso absoluto: O disco estreou no topo da Billboard com mais de 1 milhão de cópias vendidas.
