Nº1 conquistado é vitalício? Para a Billboard, aparentemente, não. A empresa responsável pelas paradas americanas retirou o nome de Beyoncé de todo o histórico do single “Perfect” de Ed Sheeran na Hot 100. Com essa música, a popstar conseguiu seu primeiro nº1 em quase dez anos nos Estados Unidos. Para fins históricos, no entanto, seu nome não conta mais no arquivo do site. Isto é, quem consulta as atualizações antigas da Hot 100 já não vê mais Beyoncé no topo em 2017 e 2018. Agora está assim:
Clique aqui para ver no próprio site também
Tudo começou no meio deste mês de janeiro, quando a Billboard decidiu tirar os créditos de participação de Beyoncé em “Perfect” na Hot 100. Isso aconteceu porque, para fins das paradas, são somadas todas as versões da música – a solo de Ed Sheeran, o remix com Beyoncé e o remix com Andrea Bocelli. No entanto, com o tempo, a versão solo de Ed Sheeran voltou a ser a mais executada nos Estados Unidos. Por isso, optaram por tirar o nome de Beyoncé no ranking. Afinal, a versão solo era a que mais contribuía para que a faixa permanecesse o topo. Até aí, tudo bem. Tudo muito lógico.
A questão é que, na ocasião, ninguém se ligou, mas a decisão da Billboard foi retroativa. Ao invés de não botar o nome de Beyoncé dali em diante, a Billboard também tirou o nome da cantora de todas as semanas anteriores – mesmo que “Perfect” tenha alcançado o topo da parada pela primeira vez após a estreia do remix. A pergunta que não quer calar é: Beyoncé ainda tem esse nº1 para chamar de seu? Ou perdeu?
ATUALIZAÇÃO – 17:00
O nº1 de Beyoncé não é visto no arquivo da Billboard Hot 100, mas está garantido na página da cantora no acervo da Billboard. É dado como uma das seis vezes em que ela chegou ao 1º lugar do ranking. Ou seja, só verá essa liderança de Beyoncé quem buscar especificamente pelo histórico dela. Mesmo assim, o nome listado é só o de Ed. Veja: