6ix9ine acusa a Billboard de manipulação dos números da Hot 100 em favor de Ariana Grande e Justin Bieber
in ,

Billboard rebate acusações de 6ix9ine e mostra cálculo do ranking da Hot 100

Não é de hoje que a Billboard sofre ataques e contestações de seus números e resultados apresentados nas suas paradas de sucesso, mas nesta semana o rapper 6ix9ine entrou na briga e não poupou palavras para demonstrar seu descontentamento com a atualização da Hot 100, a principal parada de singles dos Estados Unidos.

6ix9ine acusa a Billboard de manipulação dos números da Hot 100 em favor de Ariana Grande e Justin Bieber
Rapper 6ix9ine no videoclipe de “Gooba”. (Foto: Reprodução / YouTube)

Após a divulgação que “Gooba”, seu atual single, estreou na terceira posição, atrás de “Say So”, parceria de Doja Cat e Nicki Minaj, e de “Stuck With U”, de Ariana Grande e Justin Bieber, faixa que estreou direto no primeiro lugar da Billboard Hot 100, 6ix9ine saiu em ataque contra os resultados divulgados pela parada norte-americana.

“Quero que o mundo saiba que a Billboard é uma mentira”, disse ele. “Você pode comprar o número 1 na Billboard, afirmou o rapper, que acusa a Billboard de manipulação dos números em favor de Ariana e Justin.

LEIA MAIS:
>> Segurando seis cartões, 6ix9ine provoca Ariana Grande e Justin Bieber: “vou ser #1 na próxima”

Billboard responde

Após tanto Ariana Grande como Justin Bieber responderem as acusações de 6ix9ine, agora foi a vez da Billboard responder aos ataques do rapper e mostrar os números e o procedimento de montagem do ranking da Hot 100 e de todas as suas paradas de sucesso.

A Billboard confirma os números

Antes de começar a discorrer com os outros questionamentos do rapper 6ix9ine, a Billboard confirmou os dados da semana. “Gooba” fechou a contagem com 55.3 milhões de streams combinados nos Estados Unidos.

E refuta o argumento dele que houve uma enorme diferença

6ix9ine alega que nem todos os streams de sua música foram contados. A resposta da Billboard foi essa: os números de streaming visíveis ao público nas plataformas de dados de áudio e vídeo não refletem o volume incluído nos cálculos de gráficos da Billboard. Cada provedor de dados fornece um número de pós-auditoria à Billboard e à Nielsen Music/MRC Data – excluindo fluxos que não atendem aos parâmetros de gráficos antigos como execuções apenas nos EUA, duração mínima de reprodução, execuções excessivas e falta de usuário verificação. Isso é aplicado a todas as músicas de todos os artistas”.

A questão do YouTube

Outro questionamento foi a contagem do clipe de “Gooba” visualizado no YouTube (mais de 180 milhões) e o contabilizado pela Billboard. A resposta da empresa foi mais enfática ainda: “as contagens de um vídeo em sua página do YouTube são para reproduções globais e não existem outros filtros de auditoria mencionados acima. A Billboard conta apenas as visualizações dos Estados Unidos em seus gráficos“, reafirmou a empresa.

A métrica apresentada

“A previsão do gráfico mostrada pelo rapper no Instagram não foi criada nem fornecida pela Billboard. Aqueles com acesso a dados de vendas, streaming e rádio de várias outras fontes geralmente criam seus próprios modelos de gráficos e os atualizam com sua própria frequência”. E reforça: “a Billboard não distribui nenhuma previsão de classificação do Hot 100 para gravadoras, gerentes ou artistas”.

O salto nas vendas finais

6ix9ine reclama que houve um salto absurdo nas vendas de “Stuck With U”, de Ariana Grande e Justin Bieber, nas últimas 24 horas de vendas antes do fechamento da contagem. A Billboard tem uma explicação plausível. “‘Stuck With U’ estava disponível para compra como um download digital e váriss combinações de formato físico/download digital nas lojas da Ariana e Bieber.”

O pico de vendas provavelmente se refere às vendas na quinta-feira, 14 de maio quando singles autografados foram colocados à venda e o 6ix9ine lançou CD/download digital não assinado.

Conforme observado na história desta semana anunciando os resultados do último Hot 100, ‘Stuck With U’ vendeu 108 mil na semana de rastreamento e ‘Gooba’ vendeu 24 mil”.

A Billboard e a Nielsen Music / MRC Data realizam auditorias em todas as vendas relatadas com acesso a detalhes no nível da compra e trabalham com os parceiros de dados para reconhecer compras em massa excessivas e remova essas unidades do total final de vendas. Todos os títulos desta semana, como em todas as semanas, foram submetidos ao mesmo escrutínio.

Os números finais

Billboard Hot 100
Foto: Reprodução / Instagram

A matéria termina com os números finais que, combinados, resultaram na atualização da Hot 100. “Stuck With U” entregou 28,1 milhões de streams nos Estados Unidos, 26,3 milhões em audiência nas rádios e 108 mil compras unitárias. “Gooba” fechou com 55,3 milhões de streams, 172 mil em rádio e 24 mil vendas.

Escrito por Kavad Medeiros

Pabllo Vittar mostra seu processo de maquiagem e responde pergunta de fãs em vídeo para o Instagram

Pabllo Vittar fala qual de suas músicas ela queria que fosse lançada como single

Shawn Mendes revela 5 dicas para cuidar da saúde mental em tempos de pandemia do novo coronavírus

Para a TIME, Shawn Mendes dá 5 dicas para cuidar da saúde mental em meio à atual pandemia