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Billboard aponta que a publicidade é uma fraqueza para a indústria musical em 2022

De acordo com o boletim semanal sobre a economia da indústria musical ‘The Ledger’, as empresas estimam uma desaceleração do setor

Billboard aponta que a publicidade é uma fraqueza para a indústria musical em 2022
Foto: StockSnap/Pixabay

O boletim semanal sobre a economia da indústria da música ‘The Ledger’, enviado aos assinantes da Billboard Pro, revelou que os lançamentos de lucros trimestrais de empresas musicais estão com perspectivas fortes para o segundo semestre em quase todos os aspectos. No entanto, a publicidade online é um setor de fraqueza.

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A Believe elevou ligeiramente sua orientação para o ano fiscal de 2022. Mas alertou em sua apresentação a investidores que o crescimento orgânico diminuirá no segundo semestre do ano. De acordo com a Billboard, a agregadora comunicou que  “as atividades de streaming financiadas por anúncios devem ser afetadas pelo aumento da inflação e incertezas econômicas. ”

O Spotify também apontou algum enfraquecimento na publicidade. Segundo a Billboard, o CFO Paul Vogel da plataforma, durante a teleconferência de resultados da empresa em 27 de julho, disse que em relação à publicidade, foi percebido um abrandamento nas tendências nas últimas duas semanas de junho. No entanto, Paul Vogel acrescentou que é esperado um crescimento sólido no terceiro trimestre, embora mais lento do que era  previsto no início do ano.

Ainda de acordo com a Billboard, o Spotify pode moderar qualquer suavidade da publicidade melhorando a sua carga de anúncios. Vogel também destaca que  provavelmente há espaço para expandir (o engajamento de anúncio) ao longo do tempo. O CEO da plataforma, Daniel Ek, disse que o Spotify já se beneficia de tendências de escuta favoráveis, uma vez que, à medida que as pessoas passam menos tempo ouvindo rádio, o aplicativo acredita que a oportunidade de anúncios de áudio online melhorará, como  uma categoria “massiva”.

A Billboard destaca que a fraqueza da publicidade online pode ser vista em outras partes do mercado de tecnologia. A CFO da Alphabet, Ruth Porat, apontou “incerteza no ambiente econômico global”, depois que no segundo trimestre a empresa falhou nas expectativas de receita, como do YouTube, Google Cloud e lucro por ação. Da mesma forma, a empresa de mídia social Snap teve um desempenho abaixo das expectativas no segundo trimestre, por conta da fraqueza da publicidade. A Snap se recusou a dar orientações para o terceiro trimestre.

A publicidade e outros desafios econômicos fizeram com que muitas empresas contratassem menos trabalhadores. Alphabet, Snap, Meta e Spotify estão entre as muitas empresas de tecnologia que reduziram suas taxas de crescimento de contratações. A plataforma de streaming de música SoundCloud não está apenas desacelerando seu crescimento de contratações como planeja demitir cerca de 20% de sua força de trabalho global devido, segundo o CEO Michael Weissman, ao “clima econômico desafiador e aos ventos contrários do mercado financeiro”.

Billboard destaca as perspectivas positivas para o segundo semestre

De modo geral, no entanto, a Billboard aponta que as perspectivas para o segundo semestre de 2022 são positivas. Isso é especialmente verdadeiro na música ao vivo, onde os artistas estão novamente em turnê e a receita gerada pelos fãs é forte. A promotora de shows Live Nation disse que vendeu mais ingressos para shows este ano do que em 2019. O CEO da empresa, Michael Weissman,  disse que para as turnês de 2023 foram colocadas à venda até agora, os sinais continuam apontando para forte demanda dos fãs.

Já o CEO da Reservoir Media, Golnar Khosrowshahi,  contou durante a teleconferência de resultados na sexta-feira (5), que estão observando as oportunidades expandidas surgirem dia após dia. Incluindo notícias sobre como as ações consomem música por meio de videogames e plataformas de mídia social – recessão ou não.

Além disso, o Spotify está otimista em relação ao crescimento de assinantes e usuários ativos mensais até o final do ano. Para o terceiro trimestre, a sua sugestão é de 6 milhões a 194 milhões de assinantes e de 17 milhões a 450 milhões de novos MAUs. A plataforma não deu uma orientação para o quarto trimestre, mas Vogel disse que está “andando muito bem” até o final do ano.