Mariah Carey segurando seus prêmios Grammy em 2006.
Mariah Carey tem vários prêmios Grammy, mas não o quanto merece. Foto: Getty Images
in ,

Billboard diz que o Grammy tem uma “grande dívida” com Mariah Carey

Mariah Carey e Grammy têm uma relação um tanto quanto complicada. Sim, ela tem cinco dos gramofones. Isso é mais do que muitos artistas poderiam sonhar, mas para Mariah Carey, parece pouco. Afinal, desses cinco prêmios, ela recebeu 34 indicações. Para uma artista com longevidade de carreira única e 19 hits em #1 na parada Billboard Hot 100, parece pouco.

A Billboard publicou recentemente um artigo sobre isso. Primeiramente, esse foi o título: “O Grammy deve a Mariah Carey uma enorme dívida de agradecimento e aqui está o porquê”.

Dessa vez, não se trata de Mariah Carey ter sido injustiçada. Essa dívida tem mais a ver com o prêmio de “Best New Artist”, artista revelação, que ela ganhou em 1991. Inegavelmente, ela era a melhor artista novata daquele ano. Portanto, isso qualifica as escolhas do Grammy.

Mariah Carey no tapete vermelho segurando seus prêmios do Grammy
Mariah Carey tem vários prêmios Grammy, mas não o quanto merece. Foto: Getty Images

Histórico

O Grammy já deu o título de “Best New Artist” para artistas que não foram para frente. Isso aconteceu em 1990, ano anterior da vitória da Mariah Carey. Quem levou, daquela vez, foi para a dupla Milli Vanilli. Decerto, esse não é um nome muito conhecido. Talvez vocês já tenham ouvido falar dessa história, mas houve um bafão! Foi descoberto, posteriormente, que os integrantes não cantavam nada em suas músicas. Eles dublavam. Com isso, o prêmio deles foi até revogado. Escândalo!

Com isso, Mariah Carey foi uma maneira do Grammy se redimir. O fato da cantora já ser consolidada por mais de 30 anos qualificou o Grammy e que o Best New Artist pode acertar.

Erros e acertos do Grammy

A categoria “Best New Artist” já deu prêmios para nomes que realmente deram certo e se tornaram grandes. Alguns exemplos são Toni Braxton, Sheryl Crow, LeAnn Rimes, Christina Aguilera, Alicia Keys, Maroon 5, John Legend, Carrie Underwood, Adele, Sam Smith e, claro, Mariah Carey.

No entanto, alguns premiados não conseguiram se consolidar na carreira. Alguns casos citados pela Billboard são Debby Boone, A Taste of Honey e Men at Work.

Mariah Carey e Grammy

Não é incomum que Mariah Carey reclame do Grammy. Em junho de 2018, ela falou em Harper’s BAZAAR. Questionada se ela “já extraviou um Grammy?”, essa foi a resposta: “não, eles ainda estão nas suas caixas. Teremos mais deles quando estiverem prontos. Eles me roubaram várias vezes, mas isso é irrelevante“.

Antes disso, em fevereiro de 2017, ela foi mais longe ainda em suas declarações. “Você acha que eu assisto esse show?”, ela riu. “Para dizer como meu filho de 5 anos, é muito chato”, completou.

Ela ainda revelou que é frustrada com a premiação, “teve uma vez em que eu tive minha música em primeiro lugar durante o ano inteiro e me indicaram para seis categorias… As pessoas acham que eu tenho raiva demais disso, mas eu não tenho, só acho que é curioso”, comentou.

Mariah comparou os métodos de premiação atuais com os antigos: “antigamente as canções mais populares não ganhavam e agora isso mudou, eles votam nas músicas que fazem sucesso. Quando eu fui indicada seis vezes ao Grammy por ‘Fantasy’, ‘Always Be My Baby’ e ‘One Sweet Day’, não ganhei nada. Pensei: ‘Bem… acho que tenho que aceitar isso’. Eu era muito jovem. Você não pode deixar que isso seja um problema. É só que o Grammy é chato porque é previsível. Pronto”.

Escrito por Caian Nunes

Skank inova nas apresentações online e fará sua live direto do estádio do Mineirão (Foto: Weber Pádua)

Skank fará live no estádio do Mineirão!

Você pode levar para a casa o moletom da última live da Pabllo Vittar durante o POPline Masks4ALL