Kanye West e o seu apoteótico álbum “Donda” estrearam no topo da Billboard 200 neste domingo (5). O álbum teve o melhor desempenho do ano para um disco até agora, mas previsões já apontem que o lançamento do Drake, “Certified Lover Boy“, deve superá-lo na próxima atualização. Esse é o décimo número 1 do rapper na parada norte-americana de álbuns.
Os números surpreendem: foram 309 mil unidades equivalentes de álbuns em uma semana. A melhor marca do ano pertencia à Olivia Rodrigo e o seu disco de estreia, “Sour”. Mesmo envolvo em polêmicas, West entrou para o seleto grupo de artistas com com pelo menos 10 álbuns que alcançaram o topo da parada. Além dele, Jay-Z (14), Bruce Springsteen (11), Barbra Streisand (11), Eminem (10), Elvis Presley(10) também atingiram tal feito.
Das 309 mil unidades vendidas do “Donda“, cerca de 272 mil compreendem às equivalências garantidas pelo streaming. Foram mais de 357 milhões de streams em sete dias. Além disso, foram 37 mil unidades vendidas. A Billboard ressaltou que as faixas de “Donda” não foram disponibilizadas para a venda digital, apenas algumas unidades foram rastreadas no início da semana.
O álbum de Halsey, “If I Can’t Have Love, I Want Power”, ficou com a segunda colocação na parada. O disco vendeu 98 mil unidades equivalentes. Cerca de 70.500 correspondem à venda de álbuns, sendo o mais vendido da semana. Destas vendas, 52.500 compreendem produtos físicos (CD, LP de vinil e cassete). Foram 26.500 convertidos do streaming, onde a cantora obteve 34,76 milhões de reproduções.