O nome de Biel é envolvido em polêmicas desde a denúncia de assédio sexual. Sua carreira, portanto, nunca foi a mesma. Anos depois, seu nome está envolvido em outra discussão. Dessa vez, ele foi acusado de racismo estrutural.
O cantor recentemente mudou o visual e fez tranças, visual típico dos negros. “Se olhar com cara fechada para que é o que? Bandido”, soltou ele, em vídeo.
isso que é foda kkkkkkk pic.twitter.com/jBdUn9E5jr
— quando eu tinha uma glock (@qeutglck) June 9, 2020
Mas o que é racismo estrutural?
O site “Mundo Educação” explica:
O racismo estrutural está cristalizado na cultura de um povo, de um modo que, muitas vezes, nem parece racismo. A presença do racismo estrutural pode ser percebida na constatação de que poucas pessoas negras ou de origem indígena ocupam cargos de chefia em grandes empresas; de que, nos cursos das melhores universidades, a maioria esmagadora — quando não a totalidade — de estudantes é branca; ou quando há a utilização de expressões linguísticas e piadas racistas. A situação fica ainda pior quando as ações ou constatações descritas são tratadas com normalidade.
Comentários
Nas redes sociais, as pessoas ficaram indignadas com a situação. Veja comentários.
Eu vendo que o Mc Biel fez outra merda pic.twitter.com/ls46Cs06k0
— juliaoliveirasous (@juliaol83514202) June 10, 2020
mc biel nunca aparece e quando da as caras é fazendo merda, fala sério pic.twitter.com/dMwf6QjTC2
— lorens (@goncalvesxlo) June 10, 2020
Sim Biel pq só botar uma trança afro que você virou bandido
Parabéns o racismo tá em dia https://t.co/nQe9pItzq0— nayc (@nayclm) June 10, 2020
MC Biel que já foi cancelado uma vez volta a atacar. Agora com racismo. O que me choca é que ele é absolutamente um nada e ainda dão palco pra esse ridículo que não tem talento pra porra nenhuma.
— Bel antifacista (de 🏡) (@belcastanho) June 10, 2020
O agressor de mulher, MC Biel, disse que ao colocar tranças ficou parecendo BANDIDO.
Não conhecer a história por trás da cultura dos povos preto e indígena e se apropriar mesmo assim, tbm é RACISMO.
— Taynara Silva (@taynarasemoH) June 9, 2020
MC Biel aparece de tranças na internet (apropriação cultural) e solta:
– esse cabelo parece o quê?
– bandido!Isso é preconceito social. É racismo, afinal, tranças são um elemento da cultura negra. Eu me recuso a compartilhar o vídeo pq é exatamente isso que ele quer: Ibope.
— João Marcos (@joaomarcos503) June 9, 2020
Justificativa
Biel tentou minimizar a situação e se explicar: “Tô trabalhando pra caramba no estúdio […] Uma correria. Mano, tem as gírias, tá ligado? Eu não vou deixar esse tipo de coisa acontecer, porque é desagradável. Eu sei que sou branco, eu sou uma pessoa que foi favorecida a vida toda por conta do privilégio branco. Todos os meus tios foram para a faculdade graças a facilidades por conta de coisas da sociedade que meus avós tiveram. Eu sei que é difícil para uma pessoa como eu me posicionar num momento como esse, mas usar gíria para converter o que eu estou falando“, soltou.
Ele continua: “Pra mim, isso é falar que um bagulho é pica, tipo, ‘tô bandido’. Isso já mexe com trauma, com coisas que eu passei, mexe com pressão da infância que foi exercida sobre mim por conta de erro e vacilo de moleque. Gente que não tem consciência das consequências dos seus atos, esse era eu, imaturo. E aí hoje, vim usar gíria… Porra, para, na moral. Vamos focar na real causa disso tudo. Eu tô trabalhando, me deixa“, completa.
Assista: