“Beyonce Sharma Jayegi“, algo como “Beyoncé ficaria com vergonha”, é a nova música lançada como tema do filme de Bollywood “Khaali Peeli“, estrelado por Ananya Panday e Ishaan Khattar, bem famosos na Índia. A Rolling Stone dos Estados Unidos, então, fez um artigo acusando a produção de racismo.
Escute a música:
A música fala de uma mulher que dança tão bem que até a Beyoncé ficaria envergonhada. A Rolling Stone apontou que ficaria difícil que Beyoncé ficasse envergonhada com alguma coisa. Afinal, ela é um dos nomes mais renomados da história da música, com 100 milhões de discos em todo o mundo e é a mulher mais indicada na história ao Grammy.
Além dos números, Beyoncé frequentemente se engaja em causas sociais. Ela, por exemplo, defende fortemente o movimento Black Lives Matter, que luta pelas pessoas pretas contra brutalidade policial. Alguns astros da Índia chegaram a usar a hashtag do #BLM, mas ignoram problemas similares que acontecem no próprio país.
A Rolling Stone escreveu:
“A nova música de Khaali Peeli, “Beyoncé Sharma Jayegi”, a trata como uma idiota que ficaria envergonhada com as habilidades de dança de Ananya Panday. Então, não podemos negar o racismo claro na música”.
Foto: Divulgação
De quem é a culpa?
O site aponta que não dá pra culpar os atores, Ananya Panday ou Ishaan Khatter, já que eles devem ter assinado o contrato para o filme sem saber da música. Os culpados são a dupla Vishal–Shekhar, que interpretou a faixa, além dos letristas Kumaar e Raj Shekhar.
A Rolling Stone continua:
“Ninguém viu o ódio que eventualmente iria surgir em seu caminho? Ninguém viu que o racismo nas letras ou Bollywood é tão burro quanto as pessoas fazem parecer nos debates do horário nobre nos canais de notícias nacionais?”
A própria Beyoncé não se pronunciou sobre o assunto.