in ,

Bernardo Sim – A trilha sonora das nossas vidas

Muita gente curte música e cinema, mas não conhece os compositores por trás das clássicas composições dos maiores filmes de todos os tempos. Não existe filme de sucesso sem uma trilha sonora bacana que acompanha os acontecimentos e reforça o tom e o tema de cada história. Já que estamos ainda em clima de Oscar, vem conhecer cinco dos maiores compositores da história do cinema.

John Williams

Não dá para competir com o John Williams, que criou os temas para os sete “Star Wars”, “E.T. – O Extraterrestre”, “Jurassic Park”, “Indiana Jones”, “A Lista De Schindler” e “Tubarão”. Tirando “A Cor Púrpura” e “Ponte De Espiões”, ele compôs músicas para todos os filmes do grande diretor Steven Spielberg. Também é o responsável pela “Hedwig’s Theme”, música principal da franquia “Harry Potter” que foi usada em todos os oito filmes. John Williams também criou o tema dos filmes originais do “Super-Homem”, mas a música foi abandonada nesta nova fase do herói a partir de “O Homem De Aço”.

John Williams já foi nomeado para 50 prêmios do Oscar e ganhou 5. A última vez foi justamente no domingo passado, mas perdeu pro Ennio Morricone. Já no Grammy, ele foi indicado 65 vezes e ganhou 22 prêmios.

Hans Zimmer

Foi o Hans Zimmer que compôs a trilha de “O Homem De Aço”, que substituiu o trabalho do John Williams nos filmes do Super-Homem. Mas os créditos do Hans são ainda mais extensos: “O Rei Leão”, “Piratas Do Caribe”, “Gladiador”, “O Último Samurai”, “Pearl Harbor”, “O Código Da Vinci”, “Hannibal”, a trilogia “Batman – O Cavaleiro Das Trevas” e “Interestelar”, para citar alguns. Também vale ressaltar o trabalho do Hans Zimmer em “A Origem” com a música “Dream Is Collapsing”, já que esse tema foi copiado por praticamente 100% dos filmes de ficção-científica/ação que foram lançados depois. Assim como o John Williams é o queridinho do Steven Spielberg, o Hans Zimmer é o preferido do diretor Christopher Nolan.

Hans Zimmer só ganhou um Oscar pelo trabalho em “O Rei Leão”, mas só esse já vale por mil, né? Também ganhou 4 prêmios no Grammy.

James Newton Howard

Amigo do Hans Zimmer e colaborador da trilha sonora de “Batman Begins” e “O Cavaleiro Das Trevas”, James Newton Howard foi responsável pelas composições de todos os filmes da série “Jogos Vorazes”, além de “Uma Linda Mulher”, “O Sexto Sentido”, “King Kong”, “Eu Sou A Lenda”, “O Legado Bourne”, entre outros. Para a Disney, compôs músicas para os três grandes filmes que eles lançaram no início do milênio: “O Planeta Do Tesouro”, “Dinossauro” e “Atlantis: O Reino Perdido”. Já foi nomeado para 8 prêmios do Oscar, mas nunca ganhou nenhum. Ele tem um Grammy que foi dividido com o Hans Zimmer pelo trabalho em “O Cavaleiro Das Trevas”.

James Horner

Outro James. Se você prestou atenção na hora do “In Memoriam” na noite do Oscar de domingo, viu que infelizmente perdemos esse grande mestre em junho do ano passado. James Horner sempre foi o queridinho do diretor James Cameron, e apesar de não ter tantos sucessos quanto John Williams e Hans Zimmer, foi o compositor dos dois filmes mais lucrativos de todos os tempos: “Titanic” e “Avatar”. Seus créditos também incluem “Uma Mente Brilhante”, “A Lenda Do Zorro”, “Coração Valente” e “Apollo 13”. Realmente, uma grande perda para as trilhas sonoras do cinema. Ganhou 2 prêmios do Oscar pelo “Titanic”, mas seu trabalho em “Avatar” perdeu todas as chances de prêmio para a premiada trilha sonora de “Up – Altas Aventuras”.

Danny Elfman

Danny Elfman é o mais modesto desta lista de compositores, mas ainda assim tem um grande trabalho de respeito: compôs a trilha sonora do “Batman” de 1989, do diretor Tim Burton, que foi o primeiro filme a levar um super-herói a sério e introduzi-lo num universo mais obscuro e realista. Ele repetiu a parceria com o Tim Burton em “Edward Mãos De Tesoura” e “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. Outros créditos incluem o tema da trilogia original do “Homem-Aranha” (dirigidos pelo Sam Raimi) e também o tema de “MIB – Homens De Preto”. Danny foi nomeado 4 vezes para o Oscar e 11 vezes para o Grammy, mas só ganhou um prêmio no Grammy.

Escrito por Bernardo Sim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jennifer Lopez esclarece sua situação com Mariah Carey

Toda ruiva, Meghan Trainor divulga capa do single “No”