O BeReal é um aplicativo que foi criado com o objetivo de pedir aos usuários que postem uma foto não editada uma vez por dia após receber uma notificação. Ao receber o alerta, o consumidor tem até 2 minutos para compartilhar o que está fazendo e, assim, pode ver o que os seus amigos também publicaram.
A empresa responsável pela tecnologia explica que a experiência oferece aos usuários a chance de mostrar quem eles realmente são. Atualmente, o BeReal está na quarta posição na App Store dos EUA. As informações são do site TechCrunch.
Leia Mais:
- Quem te deu permissão? Entenda a trend dos ‘ciumentos’ no TikTok
- #POPlineBizTrends: veja o que está em alta no Reels]
- Ticketmaster se une ao Snapchat para promover a descoberta de shows ao vivo
Lançado em dezembro de 2019, o aplicativo foi criado pelo ex-funcionário da GoPro, Alexis Barreyat, junto com Kévin Perreau. Com a simples função de capturar uma selfie e uma foto frontal simultaneamente, um conceito que em si não é inteiramente novo, uma vez que o Frontback, uma ideia semelhante envolvendo notificações push tentando conquistar os usuários do Instagram há alguns anos.
Outro aplicativo chamado Minutiae, lançado em 2017, ajudou a criar o mesmo conceito que o BeReal está viabilizando para os seus usuários ao criar alertas que instruem a tirar fotos do que estão fazendo. A diferença entre ambos os aplicativos é que, enquanto o Minutiae permitia aos usuários navegar pelas fotos de estranhos de todo o mundo, o BeReal prioriza grupos de amigos da vida real.
O crescimento dos downloads do BeReal
Embora o BeReal exista há alguns anos, a empresa de inteligência de aplicativos Apptopia observou no início deste mês que 65% de seus downloads ocorreram em 2022 e seus usuários ativos mensais cresceram 315% no acumulado do ano.
Foi constatado que o BeReal obteve 7,67 milhões de downloads no ano, representando 74,5% de suas instalações desde a sua criação. A França, onde se encontra a sede do aplicativo, e os EUA lideram, com 20,5% e 19,7% de participação nas instalações, respectivamente.
A empresa atribui o crescimento a uma combinação de boca a boca, o programa de embaixadores universitários da BeReal e recursos mais recentes. Segundo site TechCrunch, estudantes universitários do jornal estudantil de Brown relataram que o aplicativo estava pagando 30 dólares por indicação e 50 dólares por um download. Ainda é dito que os alunos receberiam o dinheiro via PayPal ou Venmo.
Além disso, o aplicativo tem uma classificação de 4,8 e quase 22 mil comentários de usuários na App Store, alcançando a posição de 4,5 em quase 15 mil comentários no Google Play.