Um filme polêmico está na programação do Festival do Rio neste ano: “Benedetta”, do cineasta holandês Paul Vehoeven. O longa-metragem acompanha um romance entre duas freiras na Itália. A trama é baseada na história real da freira lésbica Benedetta Carlini, que nasceu em 1590 e viveu no Convento de Madre de Deus, em Pescia.
Confira a sinopse:
Século XVII. Benedetta Carlini é uma freira italiana que faz parte de um convento na Toscana desde sua infância. Perturbada por visões religiosas e eróticas, Benedetta é assistida por uma companheira de quarto. A relação entre as duas se transformará em um romance conturbado, ameaçando a permanência das irmãs no convento.
Mesclando sexualidade e religião, o filme é inspirado no livro “Atos Imodestos”, da historiadora Judith C. Brown. O roteiro é assinado por Paul Verhoeven e David Birke. Em entrevista ao site MSN, o cineasta disse que não queria “causar” ao contar essa história.
“O que muitos veem como provocação neste filme não é nada além de eu tentando me manter próximo da realidade. E tendo respeito pelo passado – nós não precisamos gostar do que fizemos ao longo da história, mas nós não devemos apagar nada”, declarou.
(Foto: Divulgação)
Sessões no Festival do Rio
“Benedetta” já foi exibido em São Paulo, como parte da programação do Festival Mix Brasil. Ganhou o prêmio de melhor filme estrangeiro. Ele também foi exibido no Festival de Cannes, na França.
Confira as sessões no Rio de Janeiro:
Dia 11 (sábado), às 18h45
Reserva Cultural Niterói 3
Av. Visconde do Rio Branco, 880, Niterói
Dia 14 (terça-feira), às 21h45
Estação NET Botafogo 1
R. Voluntários da Pátria, 88
Dia 18 (sábado), às 16h
Estação NET Gávea 5
Shopping da Gávea – R. Marquês de São Vicente, 52