Um filme polêmico está na programação do Festival do Rio neste ano: “Benedetta”, do cineasta holandês Paul Vehoeven. O longa-metragem acompanha um romance entre duas freiras na Itália. A trama é baseada na história real da freira lésbica Benedetta Carlini, que nasceu em 1590 e viveu no Convento de Madre de Deus, em Pescia.
Confira a sinopse:
Século XVII. Benedetta Carlini é uma freira italiana que faz parte de um convento na Toscana desde sua infância. Perturbada por visões religiosas e eróticas, Benedetta é assistida por uma companheira de quarto. A relação entre as duas se transformará em um romance conturbado, ameaçando a permanência das irmãs no convento.
Leia mais:
- 10 filmes natalinos NOVOS para ver na Netflix
- Tom Holland revela seus momentos favoritos nos filmes anteriores do Homem-Aranha
- Patty Jenkins deixa direção de Cleópatra, filme estrelado por Gal Gadot
- Cameron Diaz completa sete anos sem filmes
Mesclando sexualidade e religião, o filme é inspirado no livro “Atos Imodestos”, da historiadora Judith C. Brown. O roteiro é assinado por Paul Verhoeven e David Birke. Em entrevista ao site MSN, o cineasta disse que não queria “causar” ao contar essa história.
“O que muitos veem como provocação neste filme não é nada além de eu tentando me manter próximo da realidade. E tendo respeito pelo passado – nós não precisamos gostar do que fizemos ao longo da história, mas nós não devemos apagar nada”, declarou.
Sessões no Festival do Rio
“Benedetta” já foi exibido em São Paulo, como parte da programação do Festival Mix Brasil. Ganhou o prêmio de melhor filme estrangeiro. Ele também foi exibido no Festival de Cannes, na França.
Confira as sessões no Rio de Janeiro:
Dia 11 (sábado), às 18h45
Reserva Cultural Niterói 3
Av. Visconde do Rio Branco, 880, Niterói
Dia 14 (terça-feira), às 21h45
Estação NET Botafogo 1
R. Voluntários da Pátria, 88
Dia 18 (sábado), às 16h
Estação NET Gávea 5
Shopping da Gávea – R. Marquês de São Vicente, 52