Tadeu Schmidt usou parte da programação ao vivo do BBB 23 para falar de diversidade religiosa nesta segunda-feira (20). O discurso do apresentador acontece após um episódio em que Cristian, Gustavo e Key zombaram das orações de Fred Nicácio, adepto ao IFÁ, culto tradional Iorubá.
LEIA MAIS:
- Equipe de Fred Nicácio repudia falas de brothers no BBB23: “Intolerância”
- BBB23: Anjo, Ricardo choca brothers com escolha para o Monstro
- BBB23: Veja quem ganhou a 5ª Prova do Anjo do Programa
- BBB23: Cezar nega voto em Cristian e anuncia alvo para o paredão
Schmidt começou anunciando que os brothers poderiam acompanhar o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, fazendo com que os participantes comemorassem a novidade. O apresentador, então, anunciou que o tema do primeiro desfile, da Unidos de Vila Isabel, seria a “fé” e destacou a diversidade religiosa dentro da casa, chamando Gustavo e Fred para depoimentos sobre suas crenças e orações
Questionado pelo apresentador, Nicácio explicou quais eram suas crenças religiosas.
“Frequento IFÁ, que é um culto tradicional Iorubá, um culto Nigeriano, e traz o culto à natureza como sua principal divindade”, explicou o médico.
Tadeu então finalizou enfatizando: “Respeito tem que estar acima de tudo. Todas as religiões tem o nosso respeito. Nenhuma religião é melhor do que as outras. Nenhuma religião é pior do que as outras. Não tem religião do bem, religião do mal. Todas tem os mesmos direitos e a nossa admiração. É assim no Brasil e é assim no BBB“.
Confira:
Entenda o caso
Durante um papo perto da piscina, Cristian perguntou para Key e Gustavo se eles tinham visto Fred na madrugada desta segunda-feira. Segundo o emparedado, o médico estava parado em frente à cama do casal no Quarto Fundo do Mar.
Na sequência, a jogadora de vôlei ficou espantada. “Mano, pode parar com isso. O que ele [Fred Nicácio] fez?”, perguntou, se levantando.
Cris, então, disse que não sabia exatamente o que acontecia no momento. Gustavo afirmou que começou a rezar e Key avisou que iria apertar o botão da desistência se isso acontecer novamente.
“Estou c**ado de medo. Eu vi a hora que a Bruna entrou no banheiro, Fred estava parado fazendo os negócios dele na cama. Aí pensei: ‘Caramba’. Quando olhei de novo, Gustavo estava olhando também. Eu fiquei mal, rezei também e fiquei quieto”, concluiu Cristian.
“Ele tava parado fazendo os negócios dele” mais uma vez a religião do Fred sendo vista por algo ruim entre os participantes. A intolerância religiosa sendo nítida, até quando? #BBB23 pic.twitter.com/CE0oKo43Uw
— Fred Nicácio (@NicacioFred) February 20, 2023
Em seguida, as câmeras do pay-per-view e serviço de streaming da Globo foram cortadas e direcionadas para outro ambiente.
Explicação?
Mais tarde, Nicácio teve uma rápida conversa com Amanda e Gabriel Santana na cozinha. No trecho compartilhado por internautas, ele disse que sentiu fortes dores de madrugada e acordou para pedir remédios à produção. “Aí deram um diclofenaco e uma dipirona”, contou.