A madrugada desta terça-feira (21) no BBB23 foi marcada por um grande insight de Aline sobre acontecimentos do programa. Depois de um papo entre Bruna e Domitila no Jogo da Discórdia, reproduzido pela atriz no Quarto Deserto, a cantora procurou Sarah Aline para desabafar sobre o relacionamento da atual líder com a ativista social, indicada por ela ao Paredão. As duas entraram em um papo aprofundado sobre divisão dos cômodos na casa e sobre as ‘entrelinhas’ de algumas relações.
> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes
LEIA MAIS:
- Bianca Andrade se pronuncia após ataques por apoiar Fred no BBB23
- BBB23: Boninho opina e chama sister de ‘planta’ em rede social
- Bruna é acusada de racismo no BBB23; advogado da sister se pronuncia
Bruna e Domitila tiveram direito a um jantar de pizza após a dinâmica de toda segunda-feira. Ambas foram colocadas como “protagonistas” do jogo, adjetivo que dava direito ao mimo. As duas acabaram trocando algumas farpas e a atriz levou o papo entre as duas para seus colegas Fred, Amanda e Aline.
“Olha isso, como isso é tendencioso. [Ela falou]: ‘Eu acho que você, Fred e Larissa não estão acostumados a lidar com uma pessoa como eu sem ser em uma posição de serventia”, disse a líder.
Aline tentou explicar que enxerga o dito por Domitila como vivências e seu lugar de fala. “Interessante isso que ela traz. Pra além de jogo, isso pode, sim, ser um gatilho. Porque pra mim também, muitas vezes, é um gatilho, porque é o que acontece”. Os brothers, no entanto, não deram muito ouvidos a ela. Fred emendou:
“Ela usa essas questões sociais o tempo todo. Foi o que eu falei, sempre valorizei a trajetória dela, mas ela sempre vem nessa questão”
foi exatamente nesse momento aqui que a ficha da aline caiu sobre o que a domitila verbaliza e o racismo estrutural que se instaurou nessa casa desde o começo #BBB23 pic.twitter.com/S4lEAZMiC7
— matheus (@whomath) March 21, 2023
Aline procurou Sarah para desabafar sobre o papo e a ajudar a entender um pouco mais sobre o papo de seus aliados do Quarto Deserto.
“A Bruna me trouxe um pouco da conversa que ela teve com a Domi. Dentro da constelação que eu tô, são pessoas brancas, talvez de alguma maneira eu não esteja vendo coisas que eu preciso ver. Quero que você me ajude. Entrei num lugar esquisito de sentimento. Algumas consigo identificar. Conversei muito com o Fred essa semana sobre arrogância, o lugar dele, mas não sei”, disse Aline.
LEIA MAIS:
- Ué? Pré-eliminação, Fred diz que não quer ficar no BBB23
- Marvvila chora após ser chamada de figurante no BBB23
- Jogo da Discórdia rende indiretas e pizza no BBB23; entenda!
Sarah Aline então levantou que alguns comportamentos podem ter relação com o racismo estrutural. “A gente falou sobre o Alface e você falou que no Jogo da Discórdia você também percebeu outros comportamentos que passavam do ponto em algum lugar. São esses detalhes que eu percebi que posso não ter associado 100% a essa questão de serem pessoas brancas e pessoas negras, mas que os comportamentos se excederam”, comentou a psicóloga.
Aline chorou durante a conversa e questionou suas próprias atitudes perante a isso: “Eu tô muito confusa. Muito confusa. Será que eu não vi?”. A amiga levanta a questão do afeto que a cantora tem pelos participantes:
“Tem muita relação, muito afeto, muito carinho. Essas coisas impedem a gente de ter uma percepção. Vir como um peso não é como encarar esse ‘não-saber’. Tem muito afeto, relação, amor, troca, admiração, reconhecimento. Mas você entende que essa parte de ter muito afeto, muito carinho e consideração pode realmente influenciar em algo, no sentido de ver e não ver?”, pontuou Sarah.
Eu tô toda ARREPIADA com a força dessa cena. Elas descobrindo o racismo estrutura só pelo olhar, aline desaba chorando #BBB23 pic.twitter.com/hMV1gud35w
— kah (@kabiscoiteira) March 21, 2023
RAIO-X
Aline levou o assunto como pauta para o Raio-x da manhã desta terça-feira (21). “O que vocês estão vendo que eu não estou vendo?“, questionou ela.
“Ontem à noite tive uma espécie de ‘insight’ que ainda estou elaborando. Sobre a Aline, sobre a minha condição como mulher, como mulher preta. E ainda estou tentando entender muita coisa”, compartilhou a cantora.
“A gente está tão próximo, tão diante dos nossos olhos, que a visão fica distorcida e a gente não consegue enxergar. Ainda mais em uma situação em que tem afeto, amor, tem jogo acontecendo com essas peças“, completou ela.
Raio-X da Aline de hoje (21/03)
“Ontem a noite eu tive uma espécie de insight, que ainda tô elaborando, sobre a Aline, sobre a minha condição como mulher, como mulher preta e ainda tô tentando entender muita coisa” pic.twitter.com/vptNoDEJJw
— Aline Wirley (@AlineWirley) March 21, 2023
Racismo?
Pela web, os internautas ‘abraçaram’ o papo de Aline e Sarah e também compartilharam insights sobre a percepção do racismo estrutural presente dentro da casa. O perfil Pretitudes, no Instagram, chegou a fazer uma análise de “Mommy”, o apelido usado por alguns brothers para se referir à cantora.
“Os amigos afirmam que o apelido tem teor carinhoso, exaltando o cuidado que ela apresenta com seus colegas, o que pode ser verdade sim. Mas será mesmo que esse apelido tem somente essa base romantizada?“, escreveu a conta na legenda da publicação.
LEIA MAIS:
- BBB23: Tadeu reclama com Fred por pipocar no Jogo da Discórdia
- BBB23: Amanda e Cezar discutem após acusações sobre Fred Nicácio
- Vish! No BBB23, Fred revela medo de descobrir coisas sobre Larissa
O perfil explica que, historicamente, a nomenclatura significa um estereótipo atrelado a mulheres negras, que as coloca num local de subjugação e servidão. “A mommy é aquela pessoa ‘tipo da família’, mas no fundo seu papel é estar ali disposta a atender, servir e estar na rédea. Ela não opina, não contraria. Ela apenas serve, sua função só faz sentido se ela estiver em condição de subserviência. Sempre sorrindo, sempre disposta. Porém, ao primeiro sinal de ruptura, passa a ser lida como indigna e retaliada”.
“Se Aline fosse como Domitila, deixaria o posto romantizado e seria lida como raivosa, como ressaltam todo dia sobre a pernambucana”, analisou a legenda.
No Twitter, outros usuários trouxeram opiniões sobre o assunto. Confira:
Esse vídeo é extramemante desconfortável, a Aline séria escutando a Bruna falar em tom de deboche sobre o teor da conversa com a Domitila sobre racismo ESTRUTURAL; Aline sem expressão e Amanda sem graça.
Pesado! Pesado! #BBB23
reprodução/BBB/TVGlobo/GloboPlay pic.twitter.com/pnT3y2KvVI— igor cartiê (@IgorCartie) March 21, 2023
Metade desse vídeo é silêncio. A outra metade é dor. Preconceito DÓI. Racismo DÓI. Não interessa se há ou não a intenção de ofender.
A “intenção” não pode ser maior q a dor causada. Entendam!
Nesse momento, num olhar, elas parecem entender o racismo estrutural desse BBB. #BBB23 pic.twitter.com/sEHxA6iSXn— Kauzinha WAKANDA ⚓️ (@kauana1985) March 21, 2023
Esse recorte da conversa ilustra para quem insiste em dizer que é MiMiMi, como funciona o privilégio Branco! Sim pessoal aqui no Brasil é quase tudo sobre RACISMO #bbb23 pic.twitter.com/gmP6G8BEpx
— eupretoinacio (@eupretoinacio) March 21, 2023
Racismo não é somente xingar explicitamente uma pessoa preta. Existe um padrão acontecendo dentro do #BBB23 e o público precisa deixar um pouco de lado o jogo e refletir mais sobre assuntos mais sérios. Racismo estrutural existe e está acontecendo diante de nossos olhos. pic.twitter.com/HEBqKou59w
— Marta (@marta_luanna) March 21, 2023
Parece que eu fiz esse edit esperando o despertar da Aline sobre o racismo em estrutural.
RACISMO ESTRUTURAL É TAMBÉM É RACISMO #BBB23 pic.twitter.com/iNgEiFqOJk
— Will Comenta (@Will_Comenta) March 21, 2023
O racismo em nossa sociedade se camufla de várias formas e às vezes parece envolto de afeto. #BBB23 pic.twitter.com/zZh4ik1tJx
— Loan Medeiros ⚓ (@medeirosloan) March 21, 2023
“Ninguém foi tratado mal por ser negro” o racismo não é apenas sobre tratar mal, é sobre ser invisibilizado, sobre ter um julgamento mais pesado, sobre ser visto de outra forma. Você pessoa branca que não consegue se identificar e nem ter amizade com pessoas pretas no seu ciclo+
— GABZ (@ehagabz) March 21, 2023
Domitila, Fred ou Gabriel Santana: Quem deve sair no 10° Paredão do BBB23?
O POPline abriu uma enquete parcial para entender a preferência dos leitores. Vote agora!
Domitila, Fred e Gabriel Santana estão no 10º Paredão do #BBB23! Quem você quer eliminar?
— POPline (@POPline) March 20, 2023
*Lembrando que todas as enquetes são parciais e não têm relação com o andamento do reality show
BBB23 no POPline
O BBB23 estreou com muitas novidades! Tadeu Schmidt segue como apresentador, Dani Calabresa continua no “CAT BBB” — assim como Paulo Vieira no “Big Terapia” — e o novo quadro com a ilustradora Rafaella Tuma chega para completar. Através de desenhos, ela mostrará de forma bem-humorada tudo que está em alta na rotina dos participantes.
Além disso, a casa mais vigiada do Brasil passou por mudanças! A estética do confinamento promete uma decoração voltada à viagens, com cores vibrantes e objetos que remetem a lugares do mundo.
A cobertura especial do POPline para o BBB23 começou com tudo! No site e nas redes sociais, conteúdos exclusivos sobre o reality show da TV Globo estão garantidos. O OMG!, inclusive, está no Instagram e por lá você acompanha tudo de pertinho! Fique de olho para não perder!
Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!