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BBB 21 x Lançamentos: O consumo de música caiu com o fenômeno do reality show?

Não! Nunca foi tão difícil emplacar uma música no ranking do Spotify Brasil


É verão, a mais alta estação do ano e a temporada em que os brasileiros mais consomem música no ano. No entanto, o fenômeno do BBB acendeu o sinal vermelho na cabeça de muitos artistas: será que faz sentido lançar música enquanto estiver rolando o programa? A preocupação é desde os artistas independentes até mesmo grandes nomes do mercado, que buscam resposta para uma certa dificuldade de alcançar o grande público e emplacar hit-após-hit.

No ClubHouse, nova rede social de áudio, é comum encontrar o tema sendo o centro das discussões das salas. O BBB 21 entrou no ar no final de janeiro e seguirá até o começo de maio – sendo a maior edição em duas décadas de reality show, totalizando 100 episódios. Os olhos da imprensa e das páginas de conteúdo das redes sociais estão focados no programa, no entanto é um equivoco considerar que o programa esteja impactando o consumo de lançamentos musicais.

O melhor argumento é a parada de sucessos do Spotify. A plataforma, que é a principal de streaming no Brasil, atualiza diariamente seu ranking de músicas mais escutadas pelos usuários por país. Aqui no Brasil, o consumo está tão alto que nunca foi tão difícil entrar no Top 50. Na atualização deste domingo (21), “De Menina Para Mulher”, do Gusttavo Lima, precisou ter mais de 316 mil plays para ocupar a última posição no chart. Em Portugal, com esses números, a faixa estaria em primeiro lugar com folga. O mesmo aconteceria em países como Colômbia, Austrália, França, África do Sul, entre outros.  Os números de consumo do Brasil são tão expressivos que ao abrir a parada de sucesso global é comum encontrar vários hits nacionais disputando espaço com artistas renomados internacionalmente. Tarcisio do Arcodeon, Zé Neto & Cristiano e Diego & Victor Hugo são alguns nomes que aparecem na lista diária do Spotify Charts atualmente.

Voltando ao Brasil, a parada nacional do Spotify é bastante concorrida e tem sido um excelente termômetro para desenhar a atual cena musical do Brasil. Muitos artistas não ostentam o status de super-celebridade, mas estão com a música na boca do povo. Veja o Top 20 de execuções diárias atualizado neste domingo (21) – importante observar que as quatro primeiras colocadas tiveram mais de 1 milhão de plays:

Com a pandemia e a impossibilidade de eventos, incluindo shows e baladas, definitivamente ficou mais complexo alcançar público em massa. As dancinhas no TikTok se tornaram importante aliadas, no entanto o processo de viralização da plataforma chinesa é bastante lenta – um bom exemplo é “Xerecard”, que aparece no décimo segundo lugar, mas levou meses até alcançar pico de consumo.

Parar de lançar música por conta do BBB 21 ou pandemia não é a melhor estratégia. As pessoas estão conectadas e a música está presente em vários momentos do dia. O grande segredo agora é saber se comunicar e entreter o público de forma inteligente e colocar a música em primeiro plano, independente de como o algoritmo vai se comportar.