(Foto: Reprodução / Globoplay)
in ,

BBB 21: o que é “basculho”? Buscas pelo termo crescem após briga de Gil e Pocah

“Não vim do lixo pra perder pra basculho, meu amor”, disparou Gil.

O termo “basculho” apareceu no “BBB 21” da madrugada desta terça (16/2). Durante uma briga com Pocah, o economista Gilberto soltou a seguinte frase: “não vim do lixo pra perder pra basculho, meu amor”. Pocah não sabia o significado da palavra – assim como a maior parte da audiência. As buscas por “basculho” tiveram seu ápice no Google.

Gráfico mostra salto nas buscas pela palavra “basculho” (Foto: Reprodução / Google Trends)
BBB 21: o que é "basculho"? Buscas aumentam após briga de Gil e Pocah
(Foto: Reprodução / Google Trends)

O interesse pela palavra saltou de zero para 100 no Google Trends. Segundo o site, 100 é quando um termo alcança seu pico de popularidade. O ápice das buscas aconteceu entre 1h e 2h da manhã, e deve aumentar de novo na noite desta terça, caso a cena seja levada ao ar no programa da TV Globo.

Mas afinal o que é “basculho”?

De acordo com o dicionário do Google, trata-se de uma palavra pejorativa para se referir a uma “criada enxovalhada, que se atém aos trabalhos mais rudes em uma casa”. Basculho vem de vasculhador (vassoura).

Em Recife, no entanto, “basculho” é uma expressão popular para se referir a “algo que jogamos fora” – o que faz sentido no discurso de Gilberto (“não vim do lixo…”).

Curiosamente, a região que mais “googlou” sobre “basculho” foi Pernambuco. Amapá, Rio de Janeiro, Amazonas e Pará aparecem logo atrás nos dados divulgados pelo Google Trends.

BBB 21: o que é "basculho"? Buscas aumentam após briga de Gil e Pocah
(Foto: Reprodução / Google Trends)

O que aconteceu para Pocah ficar tão irritada com Gilberto?

No “jogo da discórdia”, Gilberto disse que Pocah não tem a menor chance de ganhar o “BBB 21”. Ele justificou dizendo: “aqui dentro, a gente já conversou algumas vezes, e acho que as atitudes delas são muito bem calculadas, pensadas, planejadas… Então tudo o que ela fala, ela pensa muito para poder falar e ficar bonito para o público”.

Ao ser confrontado por ela após o fim do programa, Gilberto não retirou o que disse, mas explicou: “não falei do seu caráter. Falei do que você fala. O que você fala é calculado”.

BBB 21: o que é "basculho"? Buscas aumentam após briga de Gil e Pocah
(Foto: Reprodução / Globoplay)

Por alguns minutos a briga foi mais contida, sem os gritos que aconteceram depois. “É o meu pensamento! Eu preciso ter uma justificativa? Por exemplo, você disse primeiro que tinha ficado ao lado da Ker (Kerline) e depois não estava mais, já era meio a meio. Tudo que você fala é muito bem calculado, muito bem planejado“, falou Gilberto na pedida de justificativa.

Pocah retorna: “de você está me julgando, você está sendo hipócrita, Gil. O que você me julga, você fez igual“. Quando Gilberto tenta rebater, a funkeira solta: “não vou devolver porque você acha que se posicionar é gritaria“.

Aí a coisa ficou feia e aconteceu o que aconteceu. Barraco pesado! Teve xingamentos e tudo! “Eu não arrego pra ninguém, minha mãe me deu coragem”, soltou Gil.

Escrito por Leonardo Torres

Little Mix

Jesy Nelson dá indício de que começa a trabalhar em carreira solo após sair do Little Mix

BTS

BTS: Fãs criam imenso mural para homenagear J-Hope