A demora no lançamento do videoclipe de “Do What U Want” não está deixando apenas os Little Monster aflitos. Há uma pessoa bem específica que pode ter perdido uma grande chance de voltar às paradas pop graças à parceria com Lady Gaga. Esta é pessoa é R. Kelly.
O anúncio da colaboração pegou muitos fãs da mamãe monstro de surpresa e a maioria até desconhecia o nome do “sujeito” até o “feat” ser revelado, mas a verdade é que R. Kelly ingressou no mercado fonográfico antes mesmo dos pais de muitos Little pensarem em lhes dar a vida.
Revirando nosso Baú do pop, voltamos ao início da década de 90 quando o cantor foi revelado pelo grupo Public Annoucement em 1992. No ano seguinte, Robert Kelly resolveu seguir carreira solo e a se dedicar à produção de novos artistas. Entre eles estava uma promissora cantora de R&B com quem teve um relacionamento controverso. R. Kelly produziu o disco de estreia de Aaliyah, “Age Ain’t Nothing But a Number”, e se casou com a jovem quando ela tinha apenas 15 anos sem o consentimento dos pais da moça. A cantora admitiu ter forjado sua idade para poder assinar os papeis.
Dono de três Grammys pelo hit “I Believe I Can Fly” e indicado pela co-composição de “You Are Not Alone”, gravada por Michael Jackson, R. Kelly não vê seu nome no Top 10 da principal parada de singles dos Estados Unidos desde 2003 com “Step In The Name Of Love”.
“I’m Your Angel” com Celine Dion, “Fiesta” com Jay Z, “Bump n’ Grind”, “I’m a Flirt” com T.I. e T-Pain, e “Ignition (remix)” foram aguns dos singles que deram fama ao cantor de R&B que lançou seu 12º disco de estúdio, “Black Panties”, em dezembro do ano passado. A breve divulgação de “Do What U Want” e até a fraca aceitação de um single lançado com Justin Bieber para o projeto Music Mondays pouco ajudaram na propaganda do álbum que se virou praticamente sozinho para vender 133 mil cópias na sua semana de lançamento.
Longe das paradas pop, R. Kelly se manteve produtivo, chegou a gravar uma longa saga com 33 capítulos batizada de “Trapped In The Closet” e se complicou com a justiça por brigas em bares e até um namoro com uma outra menor de idade. As acusações de pedofilia e estupro foram até apontadas como motivo para a demora de “Do What U Want”. Gaga estaria receosa.
Por muitos anos R. Kelly ficou quase que confinado às rádios dos gêneros R&B e hip-hop e depositava em “Do What U Want” sua chance de ampliar novamente os horizontes da sua música. Com o clipe teoricamente engavetado e até a presença de Christina Aguilera na faixa gravada por Gaga, Kelly perde espaço e agora torce por outra chance para retornar ao mundo pop.
Quando um outro artista badalado nas paradas vai dar essa oportunidade ao veterano é a grande pergunta.