in

Baterista do Jota Quest lança projeto paralelo em inglês

A Fonk’s Gang foi formada durante a pandemia e é composta por Paulinho (Bateria), Luo Campanelly (guitarrista) e Jhoannes Cardoso (vocal)

Foto: Divulgação

Criada em 2020, em plena pandemia, o trio Fonk’s Gang se conheceu através das redes sociais. Formada por Fonk (Paulinho Fonseca, baterista do Jota Quest), Luo Campanelly (guitarra) e Jhoannes Cardoso (vocal), o grupo começou a produzir músicas em collab despretensiosamente, e perceberam que havia uma união no jeito de tocar e nas influências de cada um. Entre conversas e arranjos fluidos que fizeram tudo se encaixar perfeitamente, nasceu o projeto.

Com um som autoral, cheio de sonoridade nostálgica dos anos 80/90, as músicas são todas criadas com distanciamento social: “cada um grava no seu canto, mas não se engane, depois que Fonk junta tudo e finaliza, o som se torna forte, swingado e condizente com as nossas influências”, revela o grupo.

Inspirados na Black Music, Soul, Funk, Disco e Rock com muito groove, o grupo compôs suas músicas em inglês. “Era uma coisa que eu achava que faltava na nossa carreira. No Jota, a gente tem as mesmas influências basicamente. Então acho bem legal essa coisa do inglês, é uma língua que tem swing diferenciado”, conta Paulinho.

Confira “Kind of Glee”, primeiro single da Fonk’s Gang:

Com apenas um single lançado, a banda está preparando para o segundo semestre um álbum com 10 músicas, que virá acompanhado de um vinil comemorativo. Mas, para quem ficou com gostinho de quero mais, o próximo single já tem data marcada para ser lançado, dia 05 de junho. Quando questionado se, além do disco físico, o grupo previa outros produtos ou shows, Paulinho esclareceu:

“Não, a gente não tem nenhuma pretensão em lançar produtos, essas coisas não. O vinil é uma coisa comemorativa desse encontro que eu acho que é bem legal. De repente algum show, alguma coisa, mas não tem nada programado. Seguimos ainda em cima dessa coisa: ‘Eu estou na minha casa, os caras estão na casa deles e a gente tá fazendo música legal’. Um dia a gente se encontra e vê o que vai fazer”, disse o baterista.

Veja o depoimento exclusivo de Paulinho sobre o projeto:

Conheça os integrantes da Fonk’s Gang:

Luo: O multi-instrumentista Luo Campanelly é nascido em Búzios (RJ), na região dos lagos. Descendente de Quilombolas, Luo é conhecido por enormes contribuições em estúdio, tanto na parte da gravação quanto na própria produção musical. Acompanhou cantores consagrados da música Gospel, como Armando Filho, Danielle Cristina, Beatriz, Michelle Nascimento, entre outros. O guitarrista já se apresentou por grande parte do Brasil e em países como Alemanha, Itália, Angola, Moçambique, Portugal e Espanha. Na estrada, Lou acompanhou artistas como Biel e Nego do Borel, além de projetos com Lucas e Orelha.

Fonk: Paulinho Fonseca é mineiro, nascido em Belo Horizonte. Músico desde 1985, Fonk é baterista e um dos fundadores do Jota Quest, sendo responsável pelo peso e groove da banda. Carrega consigo dois Grammy’s Latinos, 12 CDs, 7 DVDs e milhões de cópias vendidas com o Jota Quest.

Jhoannes: O cantor Jhoannes Cardoso é nativo de São Gonçalo (RJ). Cresceu ouvindo sua mãe cantando em casa e na igreja, e aprendeu os primeiros acordes de violão com seu pai. Aventurou-se pelo mundo das gravações digitais quando ainda tinha 16 anos. Desde então, Jhoannes vem evoluindo suas composições e arranjos, tendo já lançados 4 discos nas plataformas digitais, com destaque ao álbum “HungrySpirit”, o mais recente, e o single “Sky fuss”. Além de vocalista e compositor da Fonk’s Gang, Jhoannes é também compositor e se apresenta com sua banda Canecutters.

Leia também:
Baixista do Jota Quest lança empresa de merchandising para artistas
NFT: Tecladista do Jota Quest lança marketplace musical