in

Baterista do Coldplay nega acusações de plágio


Will Champion do Coldplay afirmou que a banda vê as acusações de plágio feitas por Joe Satriani e Yusuf Islam como “parte do território” de ser bem sucedido.

Satriani acredita que Viva La Vida do Coldplay plageia o instrumental de If I Could Fly, de 2004, e abriu um processo contra a banda.

Islam, também conhecido como Cat Stevens, recentemente também afirmou que a melodia da mesma música é uma cópia de Foreign Suite, apesar de não ter iniciado nenhuma ação legal contra o grupo.

“É difícil quando as pessoas acusam você de ter roubado algo que não roubou,” afirmou Champion em uma recente entrevista.

“Então nós aceitamos isso como parte do território e sabemos que por alguma razão, só Deus sabe qual, que as músicas bem sucedidas são aquelas que são acusadas de terem sido roubadas.”

O baterista ainda disse que vê similaridades entre o Coldplay e outros artistas e acredita que alguma mistura musical é inevitável.

“Existem apenas oito notas em uma oitava e ninguém é dono delas. E há provavelmente 12.000 músicas que apresentam a mesma progressão de acordes,” explicou Champion. “Eu acho que isso se baseia em intenção de roubo, algo que nós certamente nunca fizemos e nunca faremos”.