Diante do apogeu do digital na música entender os bastidores do streaming é uma tarefa obrigatória.
E um dos fatores mais relevantes nesse cenário é saber quanto de fato os artistas envolvidos em uma obra no streaming recebem a partir da sua execução. Quanto as empresas como Spotify, YouTube, Apple Music e Deezer pagam?
Em busca dessas respostas, o Mundo da Música traz dados mais recentes de análise, com base no cenário da música global em 2019 e também relatórios do último ano.
Foram levados em consideração as pesquisas realizadas pela Digital Music News e o site The Trichordistque pesquisa sobre esse assunto desde 2014.
O Napster continua sendo o principal em pagamentos de streaming de música, mas a um custo severo.
No início de 2018, com o fechamento do Groove Music da Microsoft, que era o maior pagador, o Napster ficou com a primeira posição.
O serviço pagou US $ 0,01682 por execução. De acordo com duas fontes – Information Is Beautiful e David Crosby – esse número tem aumentado constantemente.
Em média, o Napster agora paga US $ 0,019 por fluxo. Para atingir o valor do salário mínimo nos EUA, US$1472,00 ,um artista precisaria de 77.474 execuções no total.
Com 5 milhões de assinantes pagantes, o serviço perde cerca de US $ 7,00 por usuário. Ao contrário de seus rivais, no entanto, o Napster continua sendo um lucrativo serviço de streaming de música.
TIDAL de Jay-Z também continua a ser um dos maiores pagantes.
O serviço supostamente pagou US $ 0,01284 por fluxo no início de 2018. Esse número caiu ligeiramente para US $ 0,0125. Os artistas no TIDAL precisam de 117.760 plays no total para ganhar $1.472.
O serviço de streaming de música do Jay-Z supostamente perde US $ 6,67 por usuário com uma perda anual de US $ 28 milhões.
A Apple Music fica em terceiro lugar.
Historicamente, a Apple Music pagou artistas muito melhor do que seu concorrente de streaming de música, o Spotify.
Em 2017, o serviço pagou US $ 0,0064 por fluxo. Esse número subiu no início de 2018 para US $ 0,00783.
Hoje, esse número se estabeleceu em US $ 0,00735. Os artistas da Apple Music precisariam de cerca de 200.272 plays para ganhar o valor do salário mínimo mensal dos EUA.
Com a Apple mantendendo suas métricas de usuários de maneira sigilosa, ainda não está claro o quanto a Apple Music perde a cada ano no serviço, bem como por usuário.
Em 2017, o serviço da Google Play Music (GPM) pagou US $ 0,0059 por faixa executada para artistas. No começo deste ano, e logo atrás de Deezer, a Google Play Music pagou US $ 0,00611. Esse número agora é de US $ 0,00676 por fluxo. Os artistas precisarão de cerca de 217.752 streams para ganhar $ 1.472.
Como a Apple, o Google guarda de perto as métricas de usuários do GPM. De acordo com a Information is Beautiful (IiB), o Google Play Music (GPM) tem 10 milhões de usuários no total, com 5 milhões pagando pelo serviço. Ainda não está claro quanto GPM perde a cada ano, assim como por usuário.
Deezer cai para o quinto lugar na lista entre as plataformas que mais pagam.
Em 2017, a US $ 0,0056, o serviço superou o GPM em termos de pagamentos. No começo deste ano, o Deezer pagou US $ 0,00624. Esse número subiu lentamente para US $ 0,0064, colocando-o logo atrás do GPM. Os artistas precisarão de 230.000 playstotais para ganhar o valor do salário mínimo mensal dos EUA.
Segundo o IiB, o serviço tem uma perda anual de US $ 27 milhões, perdendo US $ 1,69 por usuário. Deezer supostamente tem 16 milhões de usuários, com cerca de 9,12 milhões – ou 57% – pagando pelo serviço.
Anteriormente classificado como o serviço com um dos piores pagamentos, o Spotify aumentou constantemente sua taxa por fluxo.
Em 2017, o serviço pagou US $ 0,0038 por play. No início de 2018, o Spotify aumentou seus pagamentos por período para US $ 0,00397.
O gigante da música streaming agora supostamente paga US $ 0,00437 por faixa. De acordo com a premiada violoncelista e compositora Zoe Keating, ela recebeu US $ 0,00543 por faixa, em média, este ano. Por $ 0,00473 por faixa, os artistas precisarão de um total de 336.842 plays para ganhar $ 1,472.
Com mais de 191 milhões de usuários ativos mensais e 87 milhões de assinantes, por usuário, o serviço perde $ 2,68 por usuário.
Assim como o Napster, a Apple e o Google, a Amazon guarda de perto suas métricas de usuários.
No começo de 2018, The Trichordist descobriu que a Amazon pagou US $ 0,0074 por peça. Esse número agora caiu para US $ 0,00402, colocando-o atrás do Spotify. Os artistas precisarão agora de cerca de 366.169 streams para ganhar o valor do salário mínimo nos EUA.
Historicamente, o YouTube nunca foi uma plataforma amigável para artistas, graças a seus pagamentos baixos.
Em 2017, a popular plataforma de vídeo pagou US $ 0,0006 por peça. No início de 2018, a empresa aumentou sua taxa para US $ 0,00074.
Para ganhar o valor do salário mínimo mensal nos EUA, os artistas precisarão de cerca de 2.133.333 reproduções totais no YouTube.
A plataforma de vídeo supostamente perde US $ 174 milhões a cada ano, com perda por usuário calculada em US $ 0,17.
Você pode conferir um infográfico rápido detalhando os pagamentos de cada serviço feito pela Digital Music abaixo:
Apesar do crescimento do mercado musical global nos últimos anos, ainda temos esses dados polêmicos sobre a relação entre as plataformas de streaming e os produtores artísticos.
E um cenário de aparente transição com a luta pelos Direitos Autorais e regulamentações mais rígidas no digital, o ano de 2019 pode revelar um novo cenário para os rendimentos digitais.