in ,

Bárbara Paz revela ter se descoberto como pessoa não-binária

“Descobri há pouco tempo”, disse em participação no podcast ‘Almasculina’

(Foto: Reprodução Internet)

Bárbara Paz disse ter se descoberto uma pessoa não binária, isso significa que não se vê nem como mulher, nem como homem. A declaração veio à tona durante entrevista ao podcast “Almasculina”, logo após diretor, ator e apresentador Paulo Azevedo questionar como gostaria de ser apresentada ao público no programa.

(Foto: Reprodução Internet)

“Sou uma pessoa inquieta. Uma mulher, um homem, não-binária. Descobri que sou não-binária há pouco tempo. Um amigo meu falou que eu era, e eu acreditei, entendi”, afirmou.

Não Binário é um “termo associado a pessoas cuja identidade ou expressão de gênero não se limita às categorias ‘masculino’ ou ‘feminino’. Algumas pessoas não-binárias podem sentir que seu gênero está ‘em algum lugar entre homem e mulher’, segundo a GLAAD, ou até podem definir seu gênero de maneira totalmente diferente — e distante — destes dois polos. Não é, necessariamente, sinônimo de transgênero ou transexual“, como afirma o site Universa.

No bate-papo, Bárbara declarou: “Sou muitas coisas. Sou muitos, muitos, muitas. É difícil dizer quem você é para se apresentar”.

“Sou uma pensadora, uma diretora, uma cineasta, uma atriz, uma pintora, uma escritora. Nas horas vagas a gente tenta tudo com as mãos, com a cabeça, com o cérebro e com a imaginação. A imaginação precisa estar trabalhando o tempo todo. Então, não sei bem quem eu sou. Se você tiver alguma referência para me dizer quem eu sou, ainda estou em busca. Sou muitas coisas. Sou muitos, muitos, muitas. É difícil dizer quem você é para se apresentar. Sou uma pessoa de fazer o que tenho dentro, o que não é pouco. Arte”.

Só que não esclareceu como prefere que seja feito o seu tratamento: com ou sem uso de pronomes masculinos ou femininos: “Quando ouvi esse discurso do não-binário, do transgênero, pensei: ‘Será que se tivesse escutado isso com 12 ou 13 anos, eu teria achado que eu era pelo fato de eu sentir isso?’. E não estou falando de sexualidade, mas de sensação”.

“Às vezes, eu me olhava no espelho e me sentia um garoto. Eu me olho no espelho hoje e sou uma mulher com peito, bunda, curvas… E você fala: ‘Nossa, é superestranho’. Muitas vezes. Não é que eu não gosto. É estranho, às vezes. E às vezes eu gosto. Então, gosto de ser menino e de ser menina. Pode? Hoje pode! Então hoje chama não-binário? Isso! Nossa, que legal! Então, está tudo certo eu falar isso? Não. Então, cada vez mais a gente consegue respirar e ser a gente. E isso não tem a ver com sexualidade, se gosto de mulher ou de homem. Gosto de pessoas”.

Ao citar sua infância e adolescência, relembrou a perda da mãe aos 17 anos: “Eu fui o homem da casa. Mesmo sendo criança, eu me sentia responsável por aquilo tudo. Sentia que tinha que cuidar da casa”.

Bárbara foi casada com o cineasta Hector Babenco, morto em 2016, e ainda contou que tudo que aprendeu sobre sexualidade foi através de leituras.

“Nunca questionei sobre isso, se é homem, mulher, do que você gosta. Nunca questionei sobre isso. Pra mim, você gosta de pessoas.”

Não-binário: Demi Lovato anuncia uso de pronome neutro

No dia 19 de maio Demi Lovato também anunciou ser uma pessoa de gênero não binário. Por meio de um vídeo e publicações em suas redes sociais, ela pede que substituam “she” ou “her” por “They” e “Them”, que se referem à terceira pessoa do plural e em inglês são pronomes totalmente neutros.

(Foto: Divulgação)

Em português, isso é mais difícil de colocar em prática, já que não existem equivalentes neutros, sendo que muitas vezes as pessoas colocam um “x” para substituir, como “elx” no ligar de “ela” ou “ele”.

Leia o texto escrito por ela:

Todos os dias que acordamos, temos outra oportunidade e chance de ser quem queremos e desejamos ser. Passei a maior parte da minha vida crescendo na frente de todos vocês … Vocês viram o bom, o ruim e tudo mais. Minha vida não foi apenas uma jornada para mim, mas também vivi para os que estão do outro lado das câmeras. Hoje é um dia que estou muito feliz de compartilhar mais da minha vida com todos vocês – tenho orgulho de informar que me identifico como pessoa não binária e irei oficialmente mudar meus pronomes para they / them daqui para frente“, explicou ela.

Demi refletiu: “Chegou depois de muito trabalho de cura e auto-reflexão. Ainda estou aprendendo e entrando em mim, e não tenho a pretensão de ser um especialista ou porta-voz. Compartilhar isso com você agora abre outro nível de vulnerabilidade para mim. Estou fazendo isso por aqueles que não têm sido capazes de compartilhar quem eles realmente são com seus entes queridos. Por favor, continue vivendo em suas verdades e saiba que estou enviando muito amor para vocês“.

E ainda disse que não vai ficar chateadx se errarem e a chamarem pelo feminino. Elx entende que precisa um tempo de aprendizado. “Eu também estarei aceitando se as pessoas errarem e se referirem a mim como “ela/dela”, porque eu sei que estando na minha posição vai demorar um tempo para elas acostumarem, eu só quero que façam um esforço“, explicou.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!