O Bandcamp anunciou hoje o lançamento do “Bandcamp Live”, um novo serviço de transmissão ao vivo com ingressos que promete tornar mais fácil para os artistas se apresentarem e se conectarem com seus fãs, e possibilitar que os fãs apoiem diretamente os artistas que amam.
De acordo com a plataforma, o Bandcamp Live é simples de configurar, mesmo se você nunca fez streaming antes, e está totalmente integrado com o resto do Bandcamp. Com isso, a plataforma: notificará automaticamente os fãs quando for anunciado um show; facilitará a compra de ingressos, pois muitas pessoas já têm uma conta no Bandcamp e um cartão de crédito salvo; e novos compradores se tornarão seguidores, além de ter a opção de se juntar à lista de discussão.
Os artistas também poderão exibir suas músicas e mercadorias ao lado de seu stream em uma mesa virtual de produtos. O Bandcamp Live também oferece bate-papo opcional onde seus fãs podem discutir o show e você (ou seus moderadores escolhidos) pode se envolver com sua comunidade. As compras da tabela de produtos aparecem no chat, gerando mais vendas.
No comunicado, a empresa explica que irá renunciar a sua taxa de serviço até março de 2021, em uma atitude para ajudar a classe artística impactada pela pandemia.
“O preço é totalmente transparente. Não fingimos que nosso serviço de bilheteria é gratuito e, em seguida, surpreendemos seus fãs com uma “taxa de conveniência” quando eles fizerem o check-out. Você define o preço do seu ingresso como quiser, e é isso que seus fãs pagam. Nossa taxa é de 10%, e estamos renunciando totalmente a ela até 31 de março de 2021”, afirma o comunicado.
“Quando a pandemia eliminou uma importante fonte de renda dos músicos, imediatamente começamos a trabalhar em maneiras de ajudar os artistas e gravadoras do Bandcamp, sem os quais não existiríamos.
Começamos com o Bandcamp Fridays, um dia de cada mês em que dispensamos nossa participação nos lucros, e até agora eles arrecadaram US$ 35 milhões em apenas 8 dias (além dos US$ 126 milhões que os fãs pagaram aos artistas via Bandcamp desde o início da pandemia).
O Bandcamp Live é o próximo passo em nosso esforço para ajudar nossa comunidade a prosperar durante este período louco. O streaming nunca substituirá a experiência de apresentações ao vivo, mas acreditamos que é a coisa mais próxima e quee fornecerá aos artistas uma ferramenta poderosa para construir e se conectar com seus fãs agora, e quando Covid estiver atrás de nós e estivermos curtindo a magia da música ao vivo mais uma vez”, destaca a companhia.
O Bandcamp Live foi lançado hoje e será levado à mais artistas nos próximos meses. Se você estiver interessado em transmitir ao vivo no Bandcamp, clique aqui.
Sobre Bandcamp
A missão do Bandcamp é criar o melhor serviço possível para artistas e gravadoras compartilharem e ganharem dinheiro com sua música, e para os fãs descobrirem e se divertirem.
A empresa acredita que a música é uma parte indispensável da cultura e, para que essa cultura prospere, os artistas – não importa o tamanho de seu público – devem ser recompensados de forma justa e transparente por seu trabalho. Sem essa crença, sua missão não teria sentido, e é por isso que o negócio é construído em torno de um modelo que coloca o artista em primeiro lugar.
Quando você compra algo no Bandcamp, seja música digital, vinil ou uma camiseta, ingresso ou fita cassete, 80-85% do seu dinheiro vai para o artista, e a Bandcamp paga diariamente. O restante vai para taxas de processador de pagamento e divisão de receita do Bandcamp, que é de 10 a 15% em itens digitais e 10% em produtos físicos.
Uma vez que a empresa só ganha dinheiro quando os artistas ganham muito mais dinheiro, seus interesses permanecem alinhados com os da comunidade que servimos. “É uma abordagem direta e temos o prazer de dizer que funciona bem. Os fãs pagaram aos artistas $ 619 milhões usando o Bandcamp, e $ 18,3 milhões apenas nos últimos 30 dias.
Fomos fundados em 2007, somos lucrativos desde 2012 e estamos crescendo rapidamente. O Bandcamp é usado por milhões de fãs em todo o mundo e é uma ferramenta indispensável para centenas de milhares de artistas e mais de 3.000 selos. O New York Times chamou o Bandcamp de “um dos maiores bazares da cultura underground de nosso tempo”, a Fast Company nos nomeou uma das empresas mais inovadoras da música, e a American Association of Independent Music nos homenageou com seu prêmio Independent Champion.” afirma a empresa.