O Carminium é uma banda de Heavy Metal Alternativo formada em 2017 por quatro moradores do subúrbio do Rio de Janeiro. A formação da banda é composta pelo baterista Caio Ferreira (baterista), Caudo Feitosa (vocalista e tecladista), Lucas Duarte (guitarrista) e Matheus Campos (baixista).
LEIA MAIS:
- Juv Rock Festival: Final da competição acontece nesta quarta, no Rio
- Tico Santta Cruz declara voto útil em Lula: “parar ciclo de tragédias”
- Supla faz versão punk rock de “As It Was”, sucesso de Harry Styles
Os quatro integrantes são influenciados, principalmente, por Alice In Chains, Black Sabbath, Soundgarden, Deep Purple e Gojira. Eles fazem um som intenso que remete ao clássico, mas com a sua originalidade, e com letras inspiradas a partir das impressões sobre a interação do ser humano com o mundo ao redor.
Foi isso que deu o primeiro lugar do JUV Rock Fest, evento feito pela prefeitura do Rio de Janeiro no Circo Voador para cerca de mil pessoas em 2022, ao Carminium. Graças ao prêmio, eles ganharam uma gravação na Toca do Bandido (estúdio detentor de alguns Grammys) e a possibilidade de tocar no Palco Rock District do Rock In Rio.
Sendo assim, o Carminium abriu essa edição do evento, sendo a primeira banda a tocar na Cidade do Rock em 2022. Na ocasião, eles dividiram o palco com grandes nomes do Metal Nacional, como Noturnall e Oitão. E mais: alguns ícones do Heavy Metal também tocaram nesse mesmo dia, como Iron Maiden, Sepultura e Gojira.
Antes disso, em 2020, a banda anunciou os singles “Lady Coldness” e “Social Phobia”, preparando o terreno para o lançamento do EP “Speculorum”, em 2021. Todos tiveram uma ótima recepção do público que trouxeram muitos feedbacks relativos à intensidade das composições.
Aliás, essa característica é o principal conceito que norteia o Carminium e que pode ser vista através da visceralidade levada aos shows. E isso acontece desde a sua primeira apresentação que ocorreu no Cósmica Festival, evento que participaram graças a uma votação on-line ganha com cerca de 900 votos.
Outros shows marcantes que a banda fez foram o Circus Fest (lançamento de EP da “Circus Rock”) e o Mosh In Park (evento mensal em Madureira, bairro do RJ), além da volta aos palcos após o início da pandemia no Festival de Bandas Independentes do Tomarock em 2022.