“BAILE”: FBC e VHOOR apresentam álbum divertido inspirado no Miami Bass
Dois talentos da cena mineira do rap nacional se uniram em um projeto que chegou as plataformas digitais nesta sexta-feira (12). FBC, o “Padrim”, conta com o talento do beatmaker VHOOR no álbum “BAILE”, lançado via ONErpm. Inspirados pelo Miami Bass, som originário do hip-hop e popularizado no Brasil através do funk carioca dos anos 90, a dupla introduz uma nova roupagem à sonoridade e atualiza a temática com versos pertinentes e divertidos.
Antes do lançamento do disco, duas faixas foram disponibilizadas nas plataformas: “Se tá Solteira” e “De Kenner”. A primeira entrou para a parada viral do Spotify Brasil na 7ª posição graças ao seu sucesso no Tik Tok, onde um challenge em que as pessoas mudam de visual no ritmo da track viralizou.
No álbum, FBC transita, de forma leve e despretensiosa, entre a diversão dos bailes, passando por desilusões amorosas, e questões sociais. Em uma das faixas mais marcantes do disco, “Polícia Covarde”, seus versos funcionam como um reforço emblemático em meio a atmosfera empolgante do estilo musical. A temática das músicas é embasada por uma história que se desenvolve ao longo do tracklist:
O personagem Pagode, um pai de família, morador da favela, trabalhador que frequenta o baile da UFFÉ. Saindo do baile, ele é surpreendido pela polícia, que o prende acreditando que uma arma encontrada por perto pertence a ele quando, na verdade, foi escondida por Paulinho, que dissimula, assiste a cena e não faz nada. Após deixar a prisão, Pagode retorna ao baile e encontra o seu antigo amor platônico, Jessica. Os dois conversam, riem e dançam todas as vezes que se encontram, até a noite em que Pagode encontra a encontra fazendo passinho com outra pessoa. Paulinho, o “falador”, vive de pequenos golpes e receptação de cargas, até o fatídico dia em que atrai para a favela a operação policial que mata a filha de Jéssica.
Em evidência na cena, VHOOR trabalha com FBC desde o seu último EP, “Outro Rolê”, e define o disco como uma homenagem a uma sonoridade que ainda impera em alguns lugares do país. “É uma homenagem à cena de Miami bass do Brasil, que é uma cena de funk e hip hop dos anos 90 e 80 que nos inspiramos muito”, diz o beatmaker. “Em Belo Horizonte e em muitos estados do Brasil, ainda é muito forte essa cena, uma cena de dança, uma cena da cultura negra, que tem muita gente ainda que se espelha, que pratica e que passa para frente”, acrescenta.
“Nós, como artistas brasileiros, nos inspiramos nisso para resgatar e também dar mais um capítulo nessa história do Miami bass no Brasil”, explica VHOOR.
FBC explica que quis resgatar a sensação de estar nos bailes que frequentava quando mais eram mais jovem. “É um álbum que eu fiz da forma mais divertida e despretensiosa possível. Eu quis fazer uma parada que lembrasse mesmo os bailes que eu colava quando era mais novo. Eu fiz para a galera dançar e tocar na balada”, explica o rapper. Com os tradicionais passinhos mencionados nas músicas, ele espera que as pessoas se divirtam dançando. “Eu fiz para a galera dançar e tocar na balada. Eu acho que a dança também cumpre esse papel social de unir a galera da periferia, da favela”, comenta o Padrim.
Esse é o terceiro álbum do FBC. Em 2018, ele alcançou projeção nacional com o disco “S.C.A.”, frequentemente listado como um dos melhores daquele ano. Foi certificado com disco de ouro pelo sucesso de “PADRIM” (2019), produzido por Go Dassisti e que agrega hits como “Seu Não Te Cantar” e “$Enhor”.
Em fevereiro deste ano, o rapper lançou o EP “Outro Rolê”, seu primeiro trabalho com VHOOR. Seu conterrâneo é um dos beatmakers mais admirados da atualidade e conhecido por mesclar música eletrônica com elementos do funk e percussão afro-latina. Conhecido pela produção de artistas do grime e do dril, produziu também os excelentes álbuns “Esculpido a Machado” e “40o.40”, dos rappers LEALL e SD9.
A ONErpm
A ONErpm é uma empresa considerada uma potência na redefinição da nova indústria da música. Além de ser uma força do ramo que mais cresce no mercado global, também conta com mais de 3 mil canais do YouTube que geram coletivamente mais de 8,5 bilhões de views por mês. A ONErpm é também a maior network de música da América Latina e uma das maiores do mundo.
Além dos escritórios e estúdios em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, as fronteiras foram atravessadas com espaços em Nova York, Nashville, Miami, Atlanta, Los Angeles, São Francisco, Lima, Santiago do Chile, Buenos Aires, Bogotá, Cidade do México, Kingston, Madrid, Kiev, Abuja e Moscou.