in ,

BaianaSystem lança remix de “Saci” feito pelo Tropkillaz; assista ao videoclipe!


Assim que o BaianaSystem lançou o seu terceiro disco, “O Futuro Não Demora” em fevereiro, uma das faixas ganhou rápida projeção e receptividade ao vivo. Intitulada “Saci”, a música apresenta um personagem lúdico e passível de variadas interpretações dentro do álbum (e ainda perpassa o folclore brasileiro). Originalmente produzida por Dudu Marote, “Saci” acaba de ganhar novos contornos sonoros em um remix feito pelo Tropkillaz.

“Percebemos que o ‘Saci’ permitia muitas interpretações e sempre pensamos nessa música como a ideal para dar autonomia interpretativa para outros artistas e outras linguagens”, afirma a banda, que completa 10 anos de carreira em 2019. Daí, surgiu a somatória criativa do grupo com Rafael Kent, responsável pela direção do clipe, e com a agência AKQA, referência no mercado audiovisual. Estes foram designados a reimaginar a figura presente no single. Gravado em São Paulo, o videoclipe de “Saci” apresenta um personagem mais urbano, mas, em sua essência, com os mesmos “superpoderes” do ser folclórico.

“Apesar do Saci ter uma carga infantil, lúdica e ligada ao nosso folclore, na Bahia os termos “Saci” ou “Sacizeiro” é utilizado para personificar pânico ou consumo de drogas”, explica o BaianaSystem. “Nisso se cria uma linha tênue, muito perigosa e que destrói a possibilidade desse Saci se firmar como uma força, um espírito leve, de alegria e de uma inventividade típica do imaginário brasileiro; e que está ligado à nossa ancestralidade”, completa.

Com a abertura de horizontes proposta por Tropkillaz e o lançamento do videoclipe, o grupo de Russo Passapusso (voz), Roberto Barreto (guitarra baiana) e Seko Bass (baixo) segue na construção do seu inventivo e necessário discurso, reafirmando valores culturais, propondo o entendimento das suas referências e a contextualização do momento atual.