BADSISTA assina com a agregadora Ingrooves Brazil e lança seu primeiro álbum, “Gueto Elegance”. Produtora Musical, DJ, musicista e cantora, BADSISTA (Rafaela Andrade) produziu e compôs o seu álbum na íntegra, que contempla a sua estreia focada nas plataformas de streaming convencionais, já que seu histórico artístico era voltado para meios como SoundCloud e Bandcamp.
Resultado orgânico e inevitável das suas muitas andanças e experiências musicais, BADSISTA que também assina a direção musical dos discos “Trava Línguas” e “Pajubá”, da Linn da Quebrada e do EP “Corpo Sem Juízo”, da Jup do Bairro; lança “Gueto Elegance” para dar vazão a tudo aquilo que sempre levou consigo, suas referências sonoras mais íntimas e específicas e que por voltas do mundo ainda não haviam sido elaboradas numa linguagem própria e pessoal.
De acordo com BADSISTA o trabalho revela “a Rafaela digerindo essa BADSISTA dos últimos 3 ou 4 anos. Voltei a pensar mais na música em si, nem tanto mais nas festas… Usei a música para falar coisas que eu não podia mais tuitar sobre [risos], minhas letras focam em coisas corriqueiras”.
Ainda de acordo com a produtora, “os locais por onde passei, eles todos aparecem no disco. O fato de ter toda uma trajetória musical, de estar quase 10 anos no rolê da música, de ter cantado em barzinho, dos meus idos tempos de rock na adolescência… Aí vem o ano de 2016, quando trabalhei com a Lei Di Dai e tive um contato muito intenso com a música jamaicana, foi quando meus ouvidos passaram a sentir o novo, até as músicas mais antigas tinham seu frescor”, ela explica.
Dona do seu próprio Selo, o “BADSISTA”, a artista multifacetada assinou a parceria com a Ingrooves Brazil para a nova fase da sua trajetória.
“A chegada da BADSISTA ao cast da Ingrooves nos enche de alegria: somos um time inteiramente composto por mulheres aqui no Brasil, nada mais inspirador que ter a oportunidade de trabalhar um projeto que coloca uma mulher no protagonismo de uma cena que ainda luta por maior igualdade nos holofotes e oportunidades”, celebra Cris Falcão, Presidente da Ingrooves Brazil.
Para Renata Gomes, Diretora de Marketing e Estratégias Digitais da Ingrooves Brazil, o projeto da BADSISTA irá impactar o mercado e os fãs, que esperavam por uma presença maior da artista nas plataformas de streaming.
“Acreditamos muito no projeto e em como ele irá reverberar nas pessoas, no mercado. Não somente porque ele é o reflexo de uma incrível jornada pessoal da BADSISTA, mas também pelo fato de sua base de fãs e ouvintes já esperar ansiosamente por uma maior presença da artista nas plataformas digitais. Infelizmente a pandemia tirou BADSISTA das pistas mundo afora por dois anos, mas ela chega agora mostrando que a pista pode ser onde e quando você quiser”, afirma Renata.
O álbum “Gueto Elegance” também abriu portas para a nova fase da BADSISTA como empreendedora do seu próprio Selo. Para Alessandra Bruno, Coordenadora de Novos Negócios da Ingrooves Brasil, essa iniciativa gera maior independência para a artista.
“Da perspectiva de negócio, BADSISTA agora é empreendedora de seu próprio selo. Isso significa independência não só na parte artística, como na parte de gestão de seus rendimentos no digital. Nossa missão é trazer ferramentas e suporte tecnológico para que ela cruze cada vez mais fronteiras”, destaca Alessandra.
Diante do seu primeiro álbum, BADSISTA não economizou em criar uma estética marcante e alinhar a mensagem do seu trabalho musical, com a estratégia para as diferentes mídias. A Gerente Vídeo Content da Ingrooves Brazil, Sabrine Cruz, revelou detalhes da estratégia da artista que envolvem visualizers exclusivos e ativações visuais.
“O projeto já chega aguçando as sensibilidades de seu público nas diferentes mídias. Presença forte no YouTube, com lançamentos de visualizers exclusivos para cada uma das faixas e ativações visuais em outras mídias sociais vêm acompanhados de um perfeito entendimento de seu publico, sua cena. Da estética aos metadados (descrições, tags e hashtags) tudo foi meticulosamente pensado para fazer sua obra musical conectar diretamente com sua audiência”, revela Sabrine.
Gueto Elegance: reset, produção e síntese
O tempo e a pausa para a construção de “Gueto Elegance” foi um elemento essencial, pois em algum momento BADSISTA já planejava dar uma pausa nas viagens e apresentações para ficar em casa produzindo música. Ela só não imaginava que seria forçada a apertar este reset em 2020, nas circunstâncias como aconteceram – pandemia e paralisação do setor musical – e nem que daí
nasceria este álbum, com ela mesma compondo e cantando.
Depois de passar o período de extrema frustração e desespero por conta do contexto todo, BADSISTA conseguiu descansar a cabeça e finalmente digerir tudo que havia acontecido em toda sua carreira. “Passei a escrever ali. Sem muita ideia, qualquer coisa. Imaginei uma cena e assim nasceu a ‘V.S.N.F’. Quando eu fecho os olhos e imagino uma situação, não há como pensar em
campos e flores como inspiração, isso não condiz com minha realidade”, aponta a artista.
As participações especiais entram como diferentes atravessamentos vivenciados pela musicista ao longo deste processo criativo. BADSISTA explana que estas colaborações ocorreram de uma forma totalmente orgânica. “As coisas foram surgindo independente do disco rolar ou não. São pessoas que vivem aquilo que estão fazendo”, ela ressalta sobre as conexões feitas em “Gueto Elegance”. Entre os nomes que integram a ficha técnica destacam-se: Cronista do Morro, MC Yallah, Jup do Bairro, Rey Sapienz, RHR, Lari BXD, Ashira e Ventura Profana.
Em linhas gerais, “Gueto Elegance” é, em si, uma síntese de tudo aquilo que Rafaela se tornou, viveu ou viu nos últimos anos trabalhando como DJ. Desde uma pista até o que decorre antes de chegar nela e o famoso after – e não necessariamente nessa ordem -, essa é a linha de raciocínio que entrelaça a narrativa do álbum, que traz personalidade, alta qualidade musical e promete movimentar o mercado.