O impacto da música latino-americana pelo mundo está virando tema de estudo em universidades dos Estados Unidos. Tanto que Bad Bunny, um dos maiores expoentes da atualidade do gênero, está prestes a se tronar tema de estudo numa universidade dos Estados Unidos. E não é para menos. Afinal, o cantor porto-riquenho está dominando todas as paradas globais com sua música.
Leia mais:
- Bad Bunny beija dançarinos no palco do VMA e movimenta web; veja!
- Anitta, Bad Bunny, Karol G e mais são indicados ao Billboard Latin Music Awards 2022
- Bad Bunny imita o meme do “menino russo dançando na balada” em novo clipe
- Cardi B fala do impacto de Bad Bunny em entrevista
Desde que lançou o álbum “Un Verano Sin Ti”, que está há meses entre as primeiras posições da Billboard 200, uma das paradas de discos mais importantes da indústria, que seu nome está na boca do povo. E, de acordo com a CBS News, um curso dedicado à analisar a contribuições e o impacto de Bunny na cultura latino-americana téra início em 2023 na San Diego State University.
O responsável pela ementa é o professor Nate Rodríguez, diretor do centro de jornalismo e estúdios de mídia do campus de San Diego, nos Estados Unidos. À publicação, ele explicou os motivos que levaram a escolha do astro para um curso acadêmico.
“Bad Bunny transformou o reguetón como nenhum outro artista pode fazer. Quando você pensa em reguetón, o gênero é hipermasculino, machista, tudo isso está no núcleo do que ouvimos. Mas ele veio e ergueu as mãos em sinal de respeito”.
De acordo com o professor, esta nova perspectiva masculina exposta pelo rapper mostra “como deveria ser, como pode ser autêntica, como pode ser íntima e amorosa a criação musical”. A imersão de seu trabalho na cena norte-americana também foi levada em consideração na hora de pensar as leituras. Afinal, seu recente álbum está entre os mais vendidos dos Estados Unidos.
“Pessoas que nem falam espanhol estão cantando suas músicas. Ele canta em espanhol, fala em espanhol, responde a perguntas de jornalistas em espanhol e é assim que ele se conecta com seus fãs, e acho que isso o torna autêntico, e também o torna sem remorso”.
“Bad Bunny é esse fenômeno global, e ele foi elevado em todos os sentidos”, disse Rodríguez, em um artigo da “CBS News” . “Homens, mulheres, crianças, idosos, pessoas de todas as cores, pessoas que nem falam espanhol estão cantando suas músicas. Ele canta em espanhol, fala em espanhol, responde às perguntas dos repórteres em espanhol e é assim que ele se conecta com sua base de fãs, e acho que isso o torna autêntico, e isso também o torna sem remorso”, disse.
Além de Bunny, artistas como Lana Dek Rey, Taylor Swift e Harry Styles também tiveram seus nomes oficialmente anunciados como temas de estudos em universidades, provando que o cultura pop, principalmente a música, tem ganhado um olhar especial do mundo acadêmico.