in ,

Baco Exu do Blues: 5 momentos da carreira do cantor fenômeno dos festivais

Relembre momentos especiais.

Foto: Instagram @exudoblues

Baco Exu do Blues é um dos nomes mais badalados atualmente para festivais de música. O artista baiano se destaca por seu rap que mistura ritmos do Brasil, mostrando sua autenticidade.

O artista iniciou uma nova fase da sua carreira no começo deste ano com o álbum “QVVJFA? (Quantas Vezes Você Já Foi Amado?)”. Ele contou com participações de Gloria Groove, Muse Maya e ninguém menos do que Gal Costa. São 12 faixas que mostram um repertório rico, tanto liricamente, quanto sonoramente.

Baco Exu do Blues: 5 momentos da carreira do cantor fenômeno dos festivais
Foto: Roncca/Divulgação

Leia Mais:

Para saber o motivo pelo qual o artista está tão cotado para festivais, separamos 5 momentos marcantes da carreira Baco Exu do Blues.

1. Impacto no Spotify

O já citado anteriormente “QVVJFA? (Quantas Vezes Você Já Foi Amado?)” não só se destaca pela qualidade, mas também pelo sucesso comercial. O álbum somou 2.1M de plays em menos de 24 horas no Spotify, além de todas as faixas entrarem na lista de top 100 das mais ouvidas.

A grande diferença desse álbum é que Baco Exu Do Blues se permitiu ser Diogo Moncorvo (seu nome de batismo) mais do que nunca. Ele fala nas letras da maneira costume receber e dar afeto – um tema sutil, mas que pode ser muito forte.

Baco Exu do Blues: 5 momentos da carreira do cantor fenômeno dos festivais
Foto: Olivia Youkouchi / roncca

Quantas vezes você já foi amado’ é uma pergunta que deixa todo mundo desconfortável. No meu caso, eu fui amado várias vezes, mas fui pouco ensinado a receber esse amor. Isso fez parecer que quase nunca fui amado porque o amor é um ciclo que só se completa quando uma pessoa está te entregando aquilo e você consegue receber e passar de volta de alguma forma”, reflete.

“Comigo foi sempre diferente. Eu sentia que as pessoas estavam jogando aquele amor, aquele afeto em mim, mas eu não conseguia sentir 100%. Ficava desconfiado pela trajetória de vida que tenho”, desabafa o artista.

2. Já ganhou de Jay-Z e Beyoncé

Qual é o brasileiro capaz de superar JAY-Z e Beyoncé? O nome dele é justamente Baco Exu do Blues. Isso aconteceu quando ele ganhou o Grand Prix do Cannes Lions, na França.

O filme de “Bluesman”, com três músicas do álbum do rapper, venceu a categoria “Entertainment For Music”. Beyoncé e Jay Z também concorriam ao troféu na mesma categoria com “APESHIT”.

3. Me Desculpa Jay Z

Já que estamos falando do casal Beyoncé e Jay-Z, não dá para deixar de lembrar do caso envolvendo a música “Me Desculpa Jay Z“. A letra da música diz: “não me ligue, mas a vida tá meio difícil, não sei o que fazer, tá tudo confuso como meus sonhos eróticos com a Beyoncé, me desculpa Jay Z, queria ser você, minha vida tá chata, quero enriquecer”.

Apesar do conteúdo ousado, parece que a própria Beyoncé gostou e mandou até uma mensagem direta ao brasileiro.

Na época, ele falou sobre o assunto no programa “Encontro com Fátima Bernardes” e disse: “Não é ela que fica no perfil. É a assessoria. Eu não posso falar. Ainda não sei se vai acontecer e não tenho autorização para falar. Quando eu puder falar, eu falo pra você”, o rapper disse à apresentadora. Infelizmente, até agora não soubemos o que foi.

4. Gotham é Aqui

Baco Exu do Blues inovou ao lançar o clipe “Gotham é Aqui” pela plataforma de streaming HBO Max. O projeto é inspirado na cidade fictícia do Batman. No entanto, ele faz uma adaptação como se fosse no Brasil, denunciando casos de corrupção, violência e poluição. Essa foi uma parceria de divulgação com o próprio filme “The Batman“, protagonizado por Robert Pattinson.

5. Versatilidade

O artista é mais conhecido por seu rap, mas é chamado pelos mais diferentes tipos de festivais. No dia 24 de junho, por exemplo, tem o “Baile da Braba”, dividindo o palco com Luísa Sonza e Pocah.

Passando para 02 de julho, Baco Exu do Blues divide o line-up com Liniker, assim como Agnes Nunes, Francisco El Hombre e mais. Já no dia 03 de julho tem o Festival Turá, com destaques como Emicida, Zeca Pagodinho, Duda Beat, Lagum, Xamã, Nando Reis com Jão, entre outros.

Isso significa que ele pode se encaixar entre artistas pop, alternativos, da MBP, samba, entre outros. Afinal, ele pode tudo!