Sucesso indiscutível de bilheteria, “Avatar: O Caminho da Água” pode ter um reconhecimento mais singelo no que condiz às premiações. O filme foi ignorado nas categorias principais da pré-lista do BAFTA 2023. Ele só tem chances de conseguir indicações em categorias técnicas, como som, efeitos visuais e design de produção.
> Siga o perfil do POPline Geek no Instagram para ficar por dentro das novidades!
A pré-lista mostra quais filmes ainda estão sendo avaliados pelo júri do BAFTA, a premiação de cinema mais importante da Inglaterra. O BAFTA também costuma ser um bom termômetro para o Oscar. A ausência de nomeações de “Avatar 2” nesta premiação é o suficiente para deixar a Disney em alerta quanto à premiação americana. É sabido que o sucesso nas premiações prorroga a vida de qualquer filme em cartaz.
Leia mais:
- “Avatar: O Caminho da Água” entra no Top 10 das maiores bilheterias da história
- “Avatar”: veja datas de estreia dos filmes 3, 4 e 5
- Cotado para o Oscar, “Decisão de Partir” estreia no Brasil
- “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” é o filme mais quente na corrida pelo Oscar
O primeiro “Avatar” (2009), embora só tenha vencido Oscars de categorias técnicas (fotografia, efeitos visuais e direção de arte), recebeu nove indicações. Concorreu como melhor filme e e melhor direção. Na época, também havia sido indicado a oito categorias do BAFTA.
A lista de indicados do BAFTA será anunciada em 19 de janeiro. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 19 de fevereiro, no Royal Festival Hall, que fica em Southabnk Crentre, Londres.
Oscar 2023: Brasil fica fora dos pré-candidatos a Melhor Filme Internacional
A disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional sempre movimenta a indústria cinematográfica global e, para a premiação de 2023, o Brasil fica de fora da lista de pré-candidatos da categoria. Para concorrer na categoria, o Brasil selecionou o filme “Marte Um”, de Gabriel Martins. A produção ficou de fora da lista de pré-indicados, de onde sairão os indicados oficialmente no dia 24 de janeiro.
Apesar de não estar na lista de pré-indicados na categoria de Melhor Filme Internacional, o Brasil pode sim estar no Oscar 2023. O destaque fica para o curta-metragem “Sideral”, de Carlos Segundo, pré-indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem de Ficção.
O outro candidato a representante brasileiro no Oscar 2023 é “O Território”, co-produção do Brasil, Estados Unidos e Dinamarca, que aparece entre os pré-selecionados na categoria de Melhor Documentário.