Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Autoridades brasileiras continuam a ‘Operação 404’ contra infratores de serviços de música

Até o momento, a iniciativa já alcançou amplo sucesso, resultando na suspensão de quase mil domínios
Foto: Unsplash

A IFPI e o Pró-Música Brasil se juntaram para apoiar autoridades policiais brasileiras, que concluíram uma série substancial de ações como parte da ‘Operação 404’ em andamento. A iniciativa tem como objetivo combater os direitos autorais e os serviços de violação de licenciamento na Internet.

A Operação 404 é uma das maiores campanhas de violação de direitos autorais desse tipo e inclui uma série de ações voltadas para serviços de música não licenciados. Até o momento, a operação já alcançou amplo sucesso, resultando na suspensão de quase mil domínios, remoção de 720 aplicativos de música infratores e entrega de 96 mandados de busca. 

Foto: Unsplash

Leia Mais:

Essas ações envolveram esforços cooperativos entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil, unidades policiais locais de crimes cibernéticos e autoridades policiais no exterior.

O Escritório de Direitos Autorais do Peru, INDECOPI, se envolveu com a Operação 404 pela primeira vez desde 2019, trabalhando com as autoridades brasileiras para fechar um grande anel da web, que tinha mais de 72 domínios dedicados à pirataria de música, incluindo download de MP3 e sites de ripagem de streams. 

Paralelamente, as autoridades brasileiras ordenaram a remoção de 63 aplicativos móveis de extração de stream adicionais das lojas de aplicativos brasileiras e iniciaram ações contra um importante grupo responsável por infrações de pré-lançamento. A Unidade de Crimes IP da Polícia, Polícia da Cidade de Londres, um parceiro estratégico das autoridades brasileiras para a Operação 404, planejou outras ações perturbadoras relacionadas a vários sites infratores.

“Como resultado do trabalho coordenado das autoridades brasileiras, juntamente com as agências relevantes, a Operação 404 continua a fazer progressos importantes interrompendo serviços de música não licenciados em em larga escala…Agradecemos e elogiamos todas as autoridades e agências envolvidas na realização dessas ações por sua colaboração e apoio contínuos na proteção do conteúdo dos criadores de música”, comenta Melissa Morgia, Diretora de Proteção e Execução de Conteúdo Global da IFPI.

Melissa Morgia, Diretora de Proteção e Execução de Conteúdo Global da IFPI.. Foto: Peter Landers

“A Operação 404, comandada pelo Ministério da Justiça do Brasil com o apoio de diversos órgãos de fiscalização em nível nacional e internacional, se consolidou, com suas diversas ondas ao longo dos últimos cinco anos , incluindo este último, como elemento-chave para fazer valer os direitos dos criadores de música e protegê-los de organizações criminosas que operam no ambiente online. Junto-me ao IFPI para agradecer a todas as autoridades e agências envolvidas”, acrescentou Paulo Rosa, diretor da Pró-Música Brasil , acrescentou Paulo Rosa, diretor da Pró-Música Brasil.

Paulo Rosa, diretor da Pró-Música Brasil. Foto: Divulgação

Destaques

#Mercado

Na linha de frente contra os impactos negativos da Inteligência Artificial no que é relativo aos direitos autorais de criadores, a Pró-Música Brasil, iniciativa...

#BIZ

Após sete dias de shows, com 750 artistas e público superior a 730 mil pessoas, chegou ao fim o Rock in Rio Brasil 2024,...

#BIZ

Enquanto se prepara para a sua estreia no Palco Mundo do Rock in Rio 2024, Jão foi alvo de rumores que viralizam nas redes...