in ,

Atração do Porão do Rock, Rincon Sapiência alia dança e visual futurista no clipe de “Meu Ritmo”


Foto: Andreh Santos

Atração do Porão do Rock, que aconteceu neste último fim de semana em Brasília, Rincon Sapiência lançou nesta segunda-feira (28) o videoclipe de “Meu Ritmo” (assista ao fim da matéria), single disponibilizado nas plataformas digitais na última sexta-feira. E foi no palco do festival que o rapper mostrou a música pela primeira vez, com reação efusiva do público que dançou muito a faixa que traz referências da música africana e brasileira.

Sapiência chegou à capital federal no sábado, cumpriu agenda de divulgação durante todo o dia e subiu ao palco, sem pausa para descanso. Ainda assim, atendeu ao POPline para um rápido bate-papo e falou sobre a experiência de tocar pela primeira vez no Porão do Rock e as referências que buscou para o vindouro álbum “Mundo Manicongo – Dramas, danças e afroreps”. Assista:

Em “Meu Ritmo”, Rincon usou um sample de Famoudou Konatè, célebre mestre djembefolá guineense, referência mundial da cultura malinkè. Originária do oeste africano, tal cultura foi difundida pela orquestra do percussionista octogenário. Virtuoso no toque do instrumento djembe, os solos de Famoudou embalaram as coreografias do Balé Africano da República de Guiné. A sonoridade do ritmo dundunba é mesclada por Rincon a influências musicais contemporâneas, como o funk e o trap, que se unem a instrumentais dançantes e divertidos, uma das marcas de sua nova fase artística.

O clipe, produzido pelo duo de diretores Kill The Buddha, se desenvolve em torno de uma situação inusitada ambientada no interior de uma loja de conveniência, na qual Rincon se depara com uma personagem ancestral que chega ao local numa nave espacial. A conexão entre eles e a energia da música abrem um portal para que se inicie uma série de acontecimentos sobrenaturais, desde objetos que levitam nas prateleiras ao surgimento de vários dançarinos no local.