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Ateliê Musical: coletivo de composição de ‘música sob demanda’ chega ao Brasil  

Por meio da criação de faixas sob encomenda, a iniciativa, que foi criada em Portugal, diz transformar momentos em canções e promete entrega em até 9 dias

Ateliê Musical. Foto: Divulgação.

O Ateliê Musical, um coletivo  que começou em Portugal de 10 músicos responsáveis pela criação das faixas, chega ao Brasil.

O serviço funciona a partir de pedidos, que são recebidos pelo site, onde os clientes conseguem dizer cada traço que imaginam para a sua canção, assim, definindo desde o sentimento que querem transmitir até a voz e o estilo musical da homenagem. Todas as composições são criadas e a trilha sonora é entregue em até 9 dias.

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Idealizado por Lelê Martino e Diogo Fráguas, da dupla Bemquerê, o Ateliê Musical nasceu no início de 2020 após os dois criarem uma canção para um aniversário de 95 anos. 

Lelê Martino e Diogo Fráguas. Foto: Divulgação.

Com o início da pandemia e do isolamento social, os idealizadores viram nessa ideia uma  oportunidade de aproximar as pessoas. Além de, segundo eles, movimentar o mercado da música dando aos artistas envolvidos a oportunidade de ganhar uma renda extra trabalhando de suas casas.

O processo criativo do Ateliê Musical

De acordo com Diogo Fráguas, CEO do Ateliê Musical, o processo de encomenda e criação da música é guiado por um passo a passo que permite escolher os detalhes que irão compor uma música. Desde o estilo musical, os sentimentos que a canção deve transmitir, até a seleção do artista responsável pela composição e interpretação.

“Durante esse processo, incentivamos o cliente a compartilhar a história que deseja incorporar à música, oferecendo dicas e um mini roteiro para estimular suas ideias. Além disso, damos a opção ao cliente de decidir se deseja disponibilizar a música em plataformas de streaming populares, como Spotify, Deezer e Apple Music, e se gostaria de criar um lyric vídeo personalizado, utilizando as fotos e imagens que nos forem enviadas”, explica Diogo Fráguas, CEO do Ateliê Musical.

Diogo Fráguas, CEO do Ateliê Musical. Foto: Reprodução/LinkedIn.

“Com o briefing completo, encaminhamos a solicitação para um de nossos talentosos artistas, que se encarrega de compor e gravar a música em até 9 dias. Após a conclusão, o cliente recebe um e-mail contendo um link para uma página de aprovação, onde pode revisar a criação e aprovar ou solicitar ajustes, se necessário. Depois disso, o cliente é direcionado para a página de entrega, onde pode baixar a música, a letra e compartilhar a  com sua família e amigos”, completa.

Do mercado português ao brasileiro

A demanda pelos serviços do Ateliê Musical no mercado português após a pandemia da covid-19 é vista por Diogo Fráguas como uma extensão da busca por experiências e presentes significativos. 

“O que oferecemos vai ao encontro dessas expectativas, proporcionando não apenas um produto musical personalizado, mas também uma experiência carregada de afeto e emoção. Acreditamos que, especialmente após a pandemia, há uma ênfase renovada na importância das relações humanas e nas maneiras como as expressamos. Nesse contexto, a música personalizada do Ateliê Musical se destaca como um presente autêntico, capaz de transmitir emoções de forma única”, destaca Diogo Fráguas, CEO do Ateliê Musical.

Além disso, Diogo conta que foi percebido pelo Ateliê Musical que a sustentabilidade e o apoio a artistas independentes são valores  apreciados. Segundo o CEO do Ateliê Musical, o serviço também contribui para a comunidade artística, oferecendo aos artistas uma oportunidade adicional de renda. 

“Enxergamos um cenário promissor no mercado português, onde a procura por experiências emocionais e a valorização de produtos sustentáveis e apoiadores da comunidade artística estão em ascensão. Estamos confiantes de que a proposta única do Ateliê Musical continuará a cativar o público, oferecendo uma combinação especial de arte, emoção e apoio à comunidade artística”, pontua Diogo Fráguas.

 Para difundir os serviços do Ateliê Musical no Brasil, Diogo Fráguas explica que a presença da empresa é baseada no meio online e em uma abordagem colaborativa de economia criativa. No país, foi optado por não ter uma sede física.

Lelê Martino e Diogo Fráguas. Foto: Divulgação.

“Nossa estratégia de divulgação abrange diversos canais, incluindo redes sociais e presença na imprensa. Contudo, acreditamos que o boca a boca desempenha um papel crucial em nossa divulgação, principalmente porque nossos clientes satisfeitos tornam-se nossos melhores defensores. A experiência positiva que proporcionamos, aliada à autenticidade de nossas criações musicais, naturalmente motiva nossos clientes a compartilharem suas experiências com amigos, familiares e nas suas redes sociais”, destaca o CEO do Ateliê Musical.

O Ateliê Musical em 2024

Para o ano de 2024, o objetivo do Ateliê Musical é alcançar um público ainda mais amplo. 

“Planejamos expandir constantemente nossa equipe de artistas, buscando oferecer uma crescente diversidade de estilos e talentos que atendam às preferências variadas de nossos clientes. Além disso, 2024 será um marco na consolidação do Ateliê Musical, buscando estabelecer uma sinergia sólida entre os mercados português e brasileiro. Estamos empenhados em fortalecer nossa presença em ambos os mercados, adaptando-nos às nuances culturais e às preferências musicais específicas de cada região”, conclui. 

Foto: Divulgação.