O Gojira foi um dos grandes destaques da abertura dos Jogos Olímpicos Paris-2024. A banda francesa apresentou uma versão metal de “Ah! Ça Ira”, canção popular durante a Revolução Francesa. Confira o momento nível medalha de ouro abaixo:
LEIA MAIS:
> Veja a performance de Lady Gaga na abertura das Olimpíadas de Paris
> Anitta detona uniforme dos atletas brasileiros para as Olimpíadas: “Desvalorizado”
> Britney Spears responde Ozzy Osbourne e família: “vão se ferrar!”
> Rock in Rio anuncia últimos ingressos para o Dia do Rock, que tem Avenged Sevenfold e Evanescence
O grupo, que é o primeiro de metal a se apresentar em uma cerimônia de abertura de Olimpíada, tocou em um palácio às margens do Rio Sena, ao lado da cantora de ópera Marina Viotti.
Presentación de Gojira en los Juegos Olímpicos Paris 2024 pic.twitter.com/hLHqLqKUfG
— Summa Inferno (@summainferno) July 26, 2024
Gojira e o Brasil
O quarteto tem uma forte ligação com o Brasil, seja na música ou em causas sociais. A última a última apresentação da banda por aqui foi no festival Rock in Rio, em 2022, no Dia do Metal, quando convidou indígenas para subirem ao palco. Sobre isso, o vocalista, Joe Duplantier, participou de manifestações contra o PL490, em Brasília, em 2021, projeto que revê a demarcação de terras indígenas.
Na época, os perfis sociais do Gojira também se manifestaram em favor do protesto: “Brasil se preparando para um dos maiores encontros de povos indígenas da história do Brasil. Junte-se a nós em solidariedade com JAJA, que está aqui lutando pelo futuro, por todos. Estamos aqui para dizer NÃO ao PL490, o projeto de lei que ameaça a floresta amazônica e vidas indígenas”.
Origem do Gojira
A banda, que vem da região de Landes, na França, conta com sete álbuns de estúdio, incluindo os aclamados “L’Enfant Sauvage” (2012) e “Magma’ (2016)“. O quarteto foi fundado em 1996 com o nome Godzilla, mudando em 2001 o nome para Gojira, inspirado na pronúncia em japonês no monstro do cinema.
A formação atual do Gojira consiste nos irmãos Joe (vocal, guitarra base) e Mario Duplantier (bateria). Eles são acompanhado de Christian Andreu (guitarra solo) e Jean-Michel Labadie (baixo). Esta formação é a mesma desde 2001.