A decisão da Universal Music Group (UMG) de remover todo o seu catálogo do TikTok, anunciada na última terça-feira (30), vem sacudindo o cenário musical mundo afora. Centrada em desacordos sobre compensações financeiras e o uso de inteligência artificial, a controvérsia se tornou o principal tema de discussão na indústria. Alguns artistas internacionais da gravadora, como Noah Kahan e Yungblud, expressaram suas opiniões nas redes sociais.
Leia Mais:
- Universal Music Group retira catálago inteiro do TikTok
- Globo e Universal Music Brasil firmam parceria para desenvolvimento de Reality Show Musical
- Receita do UMG cresce 8,8% com Taylor Swift entre os mais vendidos
- Lollapalooza 2023: Quem é Yungblud, fenômeno do punk rock na atualidade?
Preparando o terreno para as retiradas, a Universal anunciou, na noite da última terça-feira, que seu acordo de licenciamento com a plataforma chinesa expiraria. Segundo a UMG, as negociações para um novo acordo haviam atingido um impasse.
A maior gravadora do mundo – cujos artistas incluem Anitta, Jão, Léo Santana, Taylor Swift, The Weeknd, Billie Eilish, BTS, Justin Bieber, Lady Gaga, Rihanna, Beatles, Ariana Grande, Elton John, Drake, Queen – destacou três motivos principais para a não renovação do contrato: o uso de inteligência artificial, a segurança da imagem dos artistas e o pagamento de royalties.
Apesar de poucos, alguns artistas da UMG se posicionaram diante do anúncio. Até o momento, os que se manifestaram optaram por uma postura mais humorada e otimista.
Pronunciamentos
Noah Kahan, que teve a carreira impulsionada quando o hit “Stick Season” se tornou viral no TikTok, disse aos fãs no aplicativo:
“Então, como vocês, li as notícias sobre o catálogo da UMG retirado do TikTok, algumas das minhas músicas não estarão mais lá. Não vou poder mais promover minhas músicas no TikTok. Mas, felizmente, não sou um artista (só) do TikTok, certo?”
@noahkahanmusic thanks love you guys #newmusic #stickseason #noahkahan #noahkahanmusic #forever ♬ Angel – Sarah McLachlan
Já Yungblud, multi-instrumentista que marcou presença no Lollapalooza Brasil 2023,viu a separação das gigantes como uma oportunidade para explorar novos desafios criativos.
“Estou um pouco impressionado, para ser honesto. Duas grandes empresas decidindo o que acontece com a arte das pessoas. É um pouco idiota, não é?. No final das contas, é um grande lembrete para mim e, espero, para outros artistas, de que as coisas que você cria não devem ficar ‘em dívida’ com grandes empresas de tecnologia”, disse Yungblud, no seu perfil na plataforma.
@yungbludthoughts?♬ original sound – yungblud
Em solo nacional, nenhum artista da UMG se pronunciou até o momento.
Gradualmente, as remoções tiveram início na noite de quarta-feira (31), afetando não apenas as versões oficiais das gravações da Universal, mas também silenciando vídeos que incluíam músicas da gravadora. Isso envolveu uma postagem de Kylie Jenner com a faixa “Cherry” de Lana Del Rey, assim como um vídeo do The Rock ao som da trilha sonora de “Hustlin'” de Rick Ross.