Nesta terça-feira (17), é comemorado o Dia Internacional contra a LGBTfobia. Por isso, diversos artistas se posicionaram sobre o assunto em suas redes sociais. Nomes como o de Juliette, Gil do Vigor, Ludmilla, Rebecca, Wanessa Camargo, entre outros, exigiram igualdade e respeito à comunidade LGBTQIA+ com o intuito de formar um futuro melhor.
> Lia Clark, Pepita e Danny Bond são confirmadas na Micareta São Paulo
LEIA MAIS:
- Micareta São Paulo promete ser um dos maiores festivais LGBTQIA+ do Brasil
- “Escritores LGBTQIAP+ tiveram suas vozes caladas por tempo demais”, diz Giulianna Domingues
- Raquel Virgínia abre alas para nova fase do empreendedorismo LGBTQIAP+ com projeto ‘Contaí’
No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de doenças e problemas relacionádos a saúde. Logo após a decisão, o “Dia Internacinal contra a LGBTfobia” foi instituido internacionalmente. A data serve, desde então, como um marco para a comunidade LGBTQIA+.
Com o propósito de apoir a causa, diversos artistas decidiram se posicionar publicamente sobre o assunto. Nas publicações, aliás, os famosos exigiram mais respeito e igualdade para os membros da comunidade em geral.
Wanessa Camargo foi uma das celebridades que utilizaram suas redes com o intuito de apoiar o movimento. Em seu Twitter, ela explicou que não precisa ser da comunidade para lutar pela causa. Além disso, a cantora relembrou os números graves de assassinatos de pessoas trans pelo país.
“Hoje, no Dia Internacional da Luta contra a LGBTfobia, lembramos que, infelizmente, o Brasil ocupa o #1 lugar nas Américas em quantidade de homicídios de pessoas LGBTs e, além disso, é o lider em assassinato de pessoas trans no mundo. Lutar contra a homofobia é dever de todo ser humano”, escreveu.
Confira algumas publicações sobre o Dia Internacinal contra a LGBTfobia:
Hoje é o dia internacional contra homofobia, bifobia e transfobia. Que todos possam amar e existir livremente, em segurança, com respeito. ❤️🏳️🌈
— Juliette cansada de dançar (@juliette) May 17, 2022
Hoje é o Dia Internacional Contra a
Homofobia, Bifobia e Transfobia.Que a liberdade de ser quem somos
nunca mais seja tirada de nós.Viva o amor e o respeito! 🏳️🌈🏳️⚧️ pic.twitter.com/ImGtqSsDRD
— LUDMILLA 🏍 (@Ludmilla) May 17, 2022
Hoje é o Dia Internacional Contra a Homofobia e é triste saber que o nosso país é o que mais mata LGBTQIA+. Que possamos continuar sendo resistentes e ter em mente que a luta contra a homofobia não é só hoje e sim TODOS OS DIAS. 🏳️🌈
— GIL DO VIGOR (@GilDoVigor) May 17, 2022
Hoje é o dia internacional contra homofobia, transfobia e bifobia que todo tipo de amor seja livre e respeitado, todos somos livres para amar 🏳️🌈❤️ pic.twitter.com/jDVEEaK3wM
— Rebecca (@RebeccaOficial) May 17, 2022
Hoje é dia internacional contra homofobia, transfobia e bifobia.
Toda forma de ser e de amar deve ser respeitada! 🏳️🌈🏳️⚧️ pic.twitter.com/fMfBeDWIDj
— Adriane Galisteu (@GalisteuOficial) May 17, 2022
Atores também se pronunciaram sobre a data
Em seguida, mais famosos falaram sobre o “Dia Internacional da LGBTfobia”. Dessa vez, atores como Cauã Reymond, Carmo Dalla Vecchia, e Erika Januza utilizaram suas redes sociais com o intuito de expor seu apoio à luta contra a LGBTfobia.