Artistas LGBTQIAP+ se destacam no sertanejo fazendo “queernejo”

ONErpm aposta no segmento, com os cantores Gabeu e Reddy Allor.

Com nomes como Gabeu e Reddy Allor a frente do movimento, o “queernejo” vem crescendo no Brasil. O estilo musical, acrônimo de sertanejo com queer, traz elementos do sertanejo raiz com a versão atualizada da sofrência, em músicas embaladas por histórias de relacionamentos LGBTQIAP+. A ONErpm é uma das empresas pioneiras na propagação do gênero musical.

Gabeu e Reddy Allor são dois artistas representados pela empresa. Eles têm em comum o combate ao preconceito, resultado do padrão hetenormativo, e o diálogo da sanfona com a música pop, brega, country e sertanejo universitário.

Artistas LGBTQIAP+ se destacam no sertanejo fazendo "queernejo"
(Foto: Gabriel Renné)
Artistas LGBTQIAP+ se destacam no sertanejo fazendo "queernejo"
(Foto: Guilherme Martinez)

Gabeu está com o álbum “AGROPOC”

Gabeu é filho do cantor Solimões (dupla de Rio Negro) e, portanto, está inserido na música sertaneja desde pequeno. Seu álbum de estreia, “AGROPOC”, mergulha no estilo musical sob a perspectiva LGBTQIAP+. A tracklist traz músicas como “Sugar Daddy”, “Cowboy” e “Amor Rural”.

“Sou apaixonado por aquele sertanejo de pegada latina forte, é uma vertente que me agrada muito. Fora o estilo de interpretação, que vem muito também desse lugar dos cantores de rádio, uma interpretação expressiva, com os Rs bem acentuados. Amo as canções de Cascatinha & Inhana e Milionário & José Rico”, comenta Gabeu.

Reddy Allor apresenta seu EP “Ascensão”

A influência do sertanejo na vida de Reddy Allor também vem da infância. A drag queen paulista fez parte de uma dupla mirim com o irmão, chamada Guilherme & Gabriel.

Desde os 18, é drag e trabalha com músicas autorais. Neste ano, lançou seu EP “Ascensão”. Entre as músicas, estão dramas de relacionamentos, como “Louco & Abusivo” e “Deixa Ela Voar”.

“O queernejo é um movimento único, sabe? Eu sempre gosto de pensar nele como uma forma de representar a vivência das pessoas LGBTQIA+ dentro do sertanejo, as pocs do interior. Esse gênero sempre foi muito ouvido aqui no Brasil, mas nunca deu voz pra nossa comunidade. Agora, com o queernejo, o mercado começou a enxergar toda a nossa força, a nossa potência”, conta Reddy Allor.

A ONErpm

ONErpm é uma empresa considerada uma potência na redefinição da nova indústria da música. Além de ser uma força do ramo que mais cresce no mercado global, também conta com mais de 3 mil canais do YouTube que geram coletivamente mais de 8,5 bilhões de views por mês. A ONErpm é também a maior network de música da América Latina e uma das maiores do mundo.

Além dos escritórios e estúdios em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, as fronteiras foram atravessadas com espaços em Nova York, Nashville, Miami, Atlanta, Los Angeles, São Francisco, Lima, Santiago do Chile, Buenos Aires, Bogotá, Cidade do México, Kingston, Madrid, Kiev, Abuja e Moscou.