Foto: Reprodução Instagram
in ,

Artistas LGBTQIA+ comentam posicionamento de Lumena no BBB 21

A treta no reality viralizou na web, gerando muitos debates sobre o assunto

Como você viu no POPline, na tarde na última terça-feira (27) uma dinâmica no “BBB 21” acabou gerando a primeira treta da casa, depois que Lumena questionou o fato dos homens estarem usando maquiagem. Segundo a DJ, a atitude poderia estar desrespeitando a comunidade trans e a polêmica gerou um grande debate na web, com direito a pronunciamento de alguns artistas LGBTQIA+ sobre o assunto. Confira:

Foto: Reprodução Instagram/@lumena.aleluia

Tudo começou quando o fazendeiro Caio deu a ideia das mulheres maquiarem os homens da casa. Eles passaram blush e batom, como se fosse Carnaval. Lumena, que é bissexual e ativista, falou que gostaria de conversar com Caio sobre isso, porque desvalida a identidade e a existência de muitas pessoas gays e trans – que se reconhecem no mundo com a maquiagem.

A conversa acabou gerando um climão na casa, com direito a chororô de Fiuk após concordar com a opinião de Lumena. Pois bem, do lado de fora da casa mais vigiada do Brasil, a polêmica viralizou, respingando na comunidade LGBTQIA+, que decidiu se pronunciar.

Algumas artistas aproveitaram sua fama e visibilidade para debater sobre o assunto, como foi o caso de Lia Clark! No Twitter, a cantora explicou que o problema não era a maquiagem, e sim a forma como os homens do reality se comportaram com ela.

Linn da Quebrada, por sua vez, apoiou a atitude de Lumena, chamando-a de “corajosa e cirúrgica“.

Ela ainda retweetou um post de uma travesti acadêmica chamada Ana Flor, que explicou um pouco mais sobre a relação entre a maquiagem e as pessoas trans.

Duda Dello Russo, também fez questão de explicar o ponto de Lumena, já que muitas pessoas não estavam entendendo a importância do debate. No Twitter, ela criou uma thread explicativa!

Além de lançar um podcast de 25 minutos sobre o assunto. Você pode ouvi-lo a seguir:

Pabllo Vittar, por sua vez, fez como Linn da Quebrada e chamou Lumena de “cirúrgica”.

E Gloria Groove fez questão de dar rt em um vídeo que explicava toda a treta que rolou no “BBB 21”.

A cantora MEL, por sua vez, agradeceu o posicionamento de Lumena, além de afirmar que “não existe aprendizado sem ruptura e sem exercício“.

E, por fim, Raquel, do trio As Baías, publicou um longo texto sobre o assunto em seu Instagram. Diferente das outras artistas, ela disse que não concorda muito com a fala de Lumena no “BBB 21”, porém, entende que a DJ agiu “agiu conforme o repertório de vida dela”.

Confira alguns trechos que citam Lumena:

A Lumena interveio e trouxe um repertório a favor das pessoas trans. Eu honestamente não gosto dos argumentos dela. Mesmo ela estando a nosso favor – acontece. Talvez ela devesse, sobretudo, questionar nossos corpos ausentes na edição. Isso sou eu. Ela é ela. Talvez mesmo com a presença de uma pessoa trans eu tivesse discordado da pessoa trans – inclusive, vale ressaltar que nós somos pessoas heterogêneas e que existem várias linhas de pensamentos entre as pessoas trans.

O que eu não gosto do argumento dela? (VALE DIZER QUE VI A FALA DELA EDITADA) é que ali se reduziu ser trans a maquiagem. Eu, Raquel Virgínia, não gosto desse argumento. Um homem maquiado é um homem maquiado. Mulher trans não é isso. Cria uma ideia equivocada de que nós somos homens maquiados.

Ainda assim, acho que Lumena agiu conforme o repertório de vida dela. E sim, que bom que ela está lá e que bom que, de alguma forma, ela colocou aquele monte de macho nos seus devidos lugares“.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

Edital distribui R$ 100 mil em bolsas de auxílio para empreendedores negros e indígenas LGBTQIA+ da indústria criativa

Sucesso nas rádios

Saiba quais foram os lançamentos que mais se destacaram nas rádios dos EUA esta semana