Um incêndio devastador vem destruindo a memória da cultura e científica do Brasil desde às 19h deste domingo (2/9). Os bombeiros ainda tentam controlar o fogo e enquanto os diretores tentam dar conta do que restou do maior museu do país, os artistas usam as redes sociais para manifestarem sua indignação pela destruição do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
O Museu Nacional foi residência da família real portuguesa no Brasil e entre o seu incalculável acervo guardava o fóssil humano mais antigo encontrado no país, batizada de “Luzia”, livros e documentos históricos, múmias egípcias da América Latina, o Bendegó, o maior meteorito já encontrado no Brasil, entre outros. Eram 20 milhões de itens no acervo reunidos em 200 anos da instituição.
Ana Vilela, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Lelezinha, Maria Gadu, Preta Gil, Rico Dalasam, Rogério Flausino (Jota Quest), Sophia Abrahão, Valesca foram alguns dos artistas que se pronunciaram. Veja os depoimentos:
São 200 anos de história, da nossa história, transformados em cinzas. E não foi uma fatalidade. O que aconteceu no Museu Nacional do Rio de Janeiro foi um crime. Um crime contra o Brasil. Repito: não foi uma fatalidade. #luto #museunacional #riodejaneiro #arte #nãofoifatalidade pic.twitter.com/FgjG4Y34SK
— Daniela Mercury (@danielamercury) 3 de setembro de 2018
Muita tristeza! https://t.co/S8Fz3Vzfm8
— Nega Braba (@Lellezinha) 3 de setembro de 2018
O QUE ESTÁ ACONTECENDO????? um luto profundo. uma luta eterna. #museunacionaldoriodejaneiro em São Paulo, Brazil https://t.co/cIRk5ptIbo
— Maria Gadú (@mariagadu) 3 de setembro de 2018
Uma publicação compartilhada por Preta Gil 🎤 (@pretagil) em
Enquanto isso nossa história em chamas!
Quem põe fogo em memória
Põe fogo em gente !!!— Rico Dalasam (@ricodalasam) 3 de setembro de 2018
Uma publicação compartilhada por Rogério Flausino @JotaQuest (@rogerioflausinooficial) em
muito triste 😔 #MuseuNacional https://t.co/INXTnYVGnI
— Sophia Abrahão (@sophiaabrahao) 3 de setembro de 2018
“Çei…” Inacreditável a sua cara da Pau.. https://t.co/l3axz5AmpF
— Valesca Popozuda (@ValescaOficial) 3 de setembro de 2018
Campanha para a requalificação do Museu Nacional https://t.co/FKUR2S0SMZ via @YouTube Crinica de uma Morte Anunciada! Tristeza sem Fim de viver num país onde o Governo caga pra nossa História!
— astridfontenelle (@astridfontenell) 3 de setembro de 2018
Uma publicação compartilhada por Caetano Veloso (@caetanoveloso) em
Uma publicação compartilhada por Paulinho Moska (@paulinhomoska) em
O Museu Nacional pegou fogo e eu to só a tristeza com isso, MEU DEUS, onde vamos parar com todo esse descaso Srs governantes?
A administração do Brasil é vergonhosa, É REPUGNANTE. #LutoPeloMuseuNacional— Malía (@oficialmalia) 3 de setembro de 2018