Cardi B está sendo cobrada por não dar créditos a um artista italiano em uma publicação no Instagram. No dia 31 de outubro, a rapper revelou a sua fantasia para o Halloween com um carrossel de imagens na rede social. As fotos incluíam uma em que ela aparece como vestida como a personagem de ‘Os Simpsons’, Marge Simpson, usando um vestido preto do estilista Thierry Mugler, de 1995, ao lado da arte que inspirou o visual.
LEIA MAIS:
- Cardi B aparece de surpresa no AMAs 2022 em performance com GloRilla
- Cardi B revela desejo de ter um terceiro filho: “Mal posso esperar”
- Cardi B e Madonna fazem as pazes após confusão nas redes sociais
- Cardi B descobre que blogueira condenada a lhe pagar US$ 4 milhões tem apenas US$ 1 mil em conta
A recriação da cantora foi de uma obra de arte de AleXsandro Palombo, desenvolvida em 2013 como parte de uma campanha chamada “Marge Simpson Style Icon”. As fotos foram publicadas pela primeira vez pela Vogue UK. A rapper norte-americana creditou Mugler ao publicar as imagens de Halloween, mas não destacou a contribuição de Palombo.
Palombo se manifestou em uma publicação nas redes sociais. “Cardi B e seus colaboradores usaram minha arte sem qualquer autorização, rebaixando seu significado original e apenas para ampliar sua imagem com um claro propósito comercial que nada tem a ver com esse caminho de consciência social que sempre caracterizou meus trabalhos“, escreveu o artista italiano.
“Pessoas comuns são bem-vindas para usar minhas imagens de obras de arte para fins pessoais e não comerciais”, acrescentou. “Para todos os outros: PARE DE ROUBAR AOS ARTISTAS“, finalizou o artista italiano.
Na mesma publicação, a equipe de Palombo relatou que escreveu a Cardi B e seus colaboradores, mas não obtiveram respostas.
“Escrevemos à Sra. Cardi B e colaboradores como eles nunca nos contataram para autorização de uso da obra de arte e não mencionaram ou creditaram o artista, violando a política da Meta sobre direitos de propriedade intelectual. Ainda sem resposta”.
Em conversa com o site Artnet News, um advogado parceiro de Palombo, Claudio Volpi, disse que o artista solicitou a rapper e seus colaboradores que corrigissem o erro e inserissem um link direcionando os seguidores de Cardi para a página de Palombo no Instagram. O pedido não foi atendido, então Volpi enviou uma notificação formal dizendo que poderia entrar com uma ação legal caso a dona do disco “Invasion of Privacy” e sua equipe não atendessem as demandas.