Uma ilustração polêmica chamou a atenção na internet nesta quinta-feira (22). Na imagem, Anitta aparece caracterizada como a personagem Hera Venenosa, uma defensora do meio ambiente. Ela pisa na cabeça de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente. O artista responsável é Atila Britto, baiano responsável por fazer transformações incríveis em fotos de celebridades. Dessa vez, teve um teor político.
Em declaração ao Portal POPline, Atilla Britto confirmou que também está revoltado com a situação política: “Nós estamos vivendo o caos, sobreviver em meio a esse desgoverno é quase que um milagre diário“, afirmou.
A ideia, como ficou claro, veio depois do posicionamento forte que Anitta tomou contra o Ministro.
“Com certeza a inspiração veio logo após o posicionamento da Anitta. Hoje ela é um dos grandes nomes do Brasil lá fora e saber que podemos contar com ela para expor essa gente corrupta que está no poder é incrível. Imagine quantas milhões de pessoas ao redor do mundo não ficou sabendo do descaso com a nossa Amazônia depois das postagens dela?”, contou.
A inspiração na Hera Venenosa teve um forte significado. “É notável que esses ‘Machos’ só respondem quando é alguma mulher que questiona. Então usei como inspiração uma das personagens mais poderosas do universo DC e que é capaz de controlar todo ser vegetal e criei uma situação como se ela tivesse derrotado ele devido ao que esse cara vem fazendo com a Amazônia. Perceba que onde ele está deitado é o único lugar que está morto, sem vegetação“, explicou.
Isso é arte com conceito!
Entenda o caso
Anitta aderiu ao movimento #ForaSalles – uma campanha que pede a saída de Ricardo Salles do cargo de ministro do Meio Ambiente. O tweet dela, afirmando que Ricardo Salles presta um “desserviço ao meio ambiente”, teve 6,7 mil compartilhamentos em quatro horas e irritou o político. Ele respondeu: “fica na sua aí, ô Teletubie”. Sim, chamou de teletubbie – aquele programa infantil.
A resposta de Ricardo Salles deu início a um bate-boca entre os dois. “Que reposta madura. Quantos anos você tem? 12? Então é melhor sair do ministério anyway”, escreveu Anitta, “além de imaturo é burro… Melhor sair do ministério”.
A cantora também compartilhou um vídeo, em inglês, falando da política de desmatamento da Floresta Amazônica nas mãos do presidente Jair Bolsonaro. O vídeo afirma que Ricardo Salles ajuda criminosos e madeireiros e destaca que ele foi denunciado pela Polícia Federal. Em seguida, Bolsonaro afastou do cargo quem o superintendente responsável pelo caso…
Em resposta, Ricardo Salles desafiou e subestimou a inteligência de Anitta. Disse que conversaria com ela se ela demonstrasse, sem ajuda de terceiros, que sabe quais são as capitais do Brasil ou pelo menos seis biomas brasileiros. Anitta, novamente, respondeu.
“Desculpa, querido. Não consigo te responder em 5 minutos como você me responde porque eu trabalho. Tava dando umas entrevistas em inglês, espanhol, em francês… você fala francês? Liga pra presidente da França? Ouvi dizer que ele AMA vocês. Alias é uma loucura a quantidade de pergunta que tenho que responder sobre esse desgoverno de bosta que vocês estão fazendo. A única parte boa é que eu nem preciso explicar pq eu escolhi lançar algo pra fazer o Brasil lembrar que temos várias coisas pra se orgulhar. Pq com vocês no comando tá puxado… Se você conseguir explicar, pode ter ajuda de alguém, porque sozinho você não conseguiu raciocinar, qual o perigo de acabar com a fiscalização do Ibama ou de ir contra a polícia federal para defender madeireiros na maior apreensão de madeira na Amazônia.. a gente começa a conversar”, ela twittou.