in ,

Ariana Grande, Little Mix e Drake estão entre os destaques do ano da parada musical do Reino Unido

O ano de 2018 viu muitos recordes sendo quebrados e artistas conquistando marcas históricas, tanto pessoais como gerais, e a Official Charts, parada musical do Reino Unido, resolveu fazer um levantamento dos maiores destaques dos últimos 12 meses.

Nessa lista, nomes como Ariana Grande, Drake e Little Mix aparecem com novos marcos para a indústria fonográfica britânica.

Para Ariana Grande, o destaque do ano ficou com o lançamento de “thank u, next”, música que conseguiu o maior número de streams em uma semana na história da parada britânica. Foram ao todo 14.9 milhões de reproduções na quinta semana de lançamento, mantendo o single mais uma vez no topo da parada. O recorde teve uma ajudinha do videoclipe, que naquela semana foi visto 7.9 milhões de vezes no Reino Unido. O recorde de streams anterior pertencia a Ed Sheeran com “Shape of You”, que em uma semana conquistou 14.2 milhões de reproduções.

Já Drake conquistou uma marca única em 2018: maior número de primeiros lugares e de singles no Top 40 da parada britânica. Ao todo, nos últimos 12 meses, o canadense conquistou três primeiros lugares (“God’s Plan”, “Nice For What” e “In My Feelings”) e mais outros 5 singles no Top 40, totalizando 8. Além disso, ele ainda aparece como colaboração em outros cinco sucessos que entraram no Top 40 da parada do Reino Unido, incluindo “MIA”, com Bad Bunny, e “No Stylist”, com French Montana.

No âmbito das girlbands, o Little Mix conquistou um novo recorde histórico. Com o lançamento do álbum “LM5”, o grupo se tornou a primeira girlband a ter 5 álbuns no Top 5 da parada britânica, marca nunca antes conquistada por nomes como Spice Girls, Destiny’s Child ou Girls Aloud. Ainda neste ano de 2018, o Little Mix viu o seu quarto álbum, o “Glory Days”, se tornar o mais bem sucedido álbum de uma girlband na história da indústria fonográfica do Reino Unido, ultrapassando a marca de um milhão de unidades vendidas, combinando streamings e vendas puras.

 

Escrito por Kavad Medeiros

Chris Ratcliffe/Bloomberg via Getty Images

Spotify investe em ferramenta analítica direcionada para editoras e compositores

Léo Santana faz show de presente de Natal na comunidade onde nasceu em Salvador; veja fotos