Menu
in

Ariana Grande é a primeira artista desde os Beatles a conseguir os três primeiros lugares na Billboard simultaneamente

Ariana Grande

A cantora Ariana Grande faz história no ranking Billboard Hot 100: ela é a primeira cantora a comandar as três primeiras posições do gráfico dessa semana (23). A primeira banda a conseguir esse feito foram os The Beatles, em 1964.

Ela está com os singles “7 Rings”, “Break Up With Your Girlfriend, I’m Bored” e “Thank U, Next, respectivamente no Ranking.

De acordo com a Billboard, Ariana também se junta a um grupo seleto de artistas que conseguiram pelo menos três músicas nos cinco melhores do Hot 100 em uma semana. Nos 60 anos de história do gráfico, apenas quatro outros artistas colocaram pelo menos três acertos entre os cinco primeiros simultaneamente.

The Beatles alcançaram o marco pela primeira vez, com oito semanas no total, com pelo menos três músicas entre os cinco primeiros. Eles detêm a distinção como os únicos artistas a dominarem os quatro primeiros e os cinco primeiros no Hot 100 simultaneamente.

Dois rappers ganharam alcançaram a marca: 50 Cent, em 2005, e Drake, em 2018. Eles passaram duas semanas no total com três músicas no top cinco.

Além disso, Justin Bieber registrou cinco semanas no total com três músicas no top cinco, um recorde que lidera todos os cantores solo, segndo o segundo em geral ficando atrás apenas para os oito semanas dos Beatles.

Em ordem cronológica, a Billboard reuniu todo o histórico do ranking Billboard Hot 100 e os recordes alcançados. Confira em seguida:

  • The Beatles, 1964

Os The Beatles possuem uma variedade de álbuns na Billboard e também, os maiores recordistas ‘número um’ de todos os artistas no Hot 100 (20) e no Billboard 200 (18).

Outra é a maioria das semanas com pelo menos três músicas nos cinco primeiros lugares do Hot 100: oito, todas contadas consecutivamente de 7 de março a 25 de abril de 1964, no início da Beatlemania nos EUA.

No gráfico de 4 de abril, elas monopolizaram todo o processo: cinco primeiros lugares, uma semana depois de conseguirem os quatro primeiros. Os Beatles continuam sendo o único a alcançarem os quatro primeiros e os cinco primeiros em uma semana.

Os singles foram: “Can’t Buy Me Love”, seguido por “Twist and Shout”, “She Loves You”, “I Want to Hold Your Hand” e “Please Please Me”, respectivamente, entre os segundo e quinto lugares.

E, durante o período de oito semanas três músicas dos Beatles passaram o tempo em primeiro lugar: “I Want to Hold Your Hand,” “She Loves You” and “Can’t Buy Me Love.”

 

  • 50 Cent, 2005

Quase 41 anos se passaram antes que outro artista colocasse pelo menos três músicas nos cinco primeiros do Hot 100 simultaneamente. Então veio 50 Cent.

Por duas semanas consecutivas em 2005, no auge de sua carreira, de acordo com a Billboard, ele conquistou os números 1º, 4º e 5º.

Em 12 de março e 19 de março, ele governou com “Candy Shop”, com a cantora Olivia (nove semanas no total em 1º lugar), e colocou “How We Do” (por The Game com 50 Cent) no n º 4 e “Disco Inferno “no n º 5.

 

 
  • Justin Bieber, 2015-16

Outra década se passou antes que outro artista reivindicasse três dos cinco melhores do Hot 100 ao mesmo tempo. Bieber triplicou por cinco semanas não consecutivas, em 5 de dezembro de 2015, e depois em 26 de dezembro e 2, 9 e 16 de janeiro de 2016.

Em 5 de dezembro, “Sorry” ficou em segundo lugar, “Love Yourself” estreou em quarto lugar e “What Do You Mean?” ficou em 5º lugar (depois de passar uma semana no 1º lugar).

Bieber se tornou o primeiro artista solo a conseguir três músicas no top cinco, sem estar em nenhuma parceria musical.

“Sorry” passou três semanas no primeiro lugar (começando em 23 de janeiro) e “Love Yourself” fez o mesmo em 13 de fevereiro (por duas semanas).

 

  • Drake, 2018

No ano passado, Drake tornou-se o quarto artista a conseguir pelo menos três músicas nos cinco primeiros do Hot 100 simultaneamente, de acordo com a Billboard.

Em 21 de abril, “Nice for What” estreou em primeiro lugar, destronando seu número anterior de 11 semanas, “God’s Plan”, que caiu para o segundo lugar, enquanto “Look Alive” (de BlocBoy JB com Drake) ficou em segundo lugar. No. 5.

Drake tornou-se o segundo ato de hip-hop para alcançar o feito, após 50 Cent.

Três meses depois, Drake repetiu o feito após o lançamento do seu álbum ‘Scorpion’. Na semana de estréia do álbum (14 de julho), “Nice for What” retornou à primeira posição em uma oitava semana, “Nonstop” estreou em segundo lugar e “God’s Plan” retornou ao top cinco em quarto lugar. Drake reescreveu um recorde, traçando sete canções no top 10 simultaneamente, superando as cinco dos Beatles em 4 e 11 de abril de 1964.

  • Ariana Grande, 2019

Ariana torna-se a quinta artista geral e a primeira artista mulher a colocar três músicas nos cinco melhores do Hot 100 simultaneamente, ao mesmo tempo em que se une ao recorde dos Beatles para controlar os três primeiros lugares no topo.

Ela é a primeira artista solo a levar os números 1º, 2º e 3º em uma semana, já que o single “7 Rings” está em primeiro lugar na quarta semana, “Break Up With Your Girlfriend, I’m Bored” estreia no segundo lugar e “Thank U, Next” sobe para o 3º lugar (depois de passar sete semanas no primeiro lugar). Tal como aconteceu com Drake no ano passado, ela faz história nos charts simultaneamente com uma estreia no topo da Billboard 200, como Thank U, Next, que abriga todas as três músicas além de lançamentos com a maior semana de streaming para um álbum pop.

 

 
 
Recentemente, falamos sobre as estratégias assertivas de Ariana Grande aqui no MM,  clique aqui para ver.

 

Compartilhe:

Sair da versão mobile