banner com link para rádio globo
APRO+SOM comemora 1 ano e anuncia Bia Ambrogi como nova presidente da associação
APRO+SOM comemora 1 ano e anuncia Bia Ambrogi como nova presidente da associação. Foto: Divulgação
in

APRO+SOM anuncia nova Presidente e promete conectar o mercado de áudio publicitário

“Precisamos resgatar o valor do áudio na produção audiovisual, o respeito e admiração por uma produção com excelência”, diz Bia Ambrogi, nova Presidente da APRO+SOM

A APRO+SOM, organização sem fins lucrativos criada pelas produtoras de áudio publicitário, que está completando 1 ano de existência no mercado audiovisual, acaba de anunciar a chegada de Bia Ambrogi como a nova presidente da associação. Com o objetivo de fortalecer o setor, a associação vem trabalhando com algumas premissas como a de unir o mercado de produtoras fonográficas, de conectar o setor com as novas demandas, além de estabelecer boas práticas no mercado de áudio publicitário.

Leia Mais:

“Precisamos resgatar o valor do áudio na produção audiovisual, o respeito e admiração por uma produção com excelência. Além disso, ensinar a nova geração de produtores, criativos e clientes as boas práticas de mercado no que se refere a direitos, orçamentos e cronogramas”, comenta Bia Ambrogi.

Segundo a nova presidente, em 2021 diversas iniciativas e projetos foram desenvolvidos para alcançar o objetivo de fomentar o mercado de audiovisual no Brasil. “O Webinar de Direitos Autorais, o evento Papo Sonoro e a criação do Guia Prático para o setor foram criados com o objetivo de impulsionar o crescimento da APRO+SOM e dar visibilidade ao mercado de audiovisual no Brasil’’, afirma Ambrogi.

Pesquisa entre as Produtoras de Áudio Publicitário

Para mapear e entender o mercado de áudio publicitário no Brasil e coletar dados, como parte do seu papel de associação e referência, a APRO+SOM ainda desenvolveu uma pesquisa para as 26 produtoras atualmente associadas.

Para Bia Ambrogi, presidente da APRO+SOM, o objetivo dessa pesquisa é somar e mostrar a importância do áudio. “Com o apoio das produtoras associadas, conseguimos colher dados relevantes que mostram a importância do áudio no Brasil e da existência da nossa organização. Em um ano atípico e desafiador, tivemos que nos reerguer com algumas novas práticas.”

APRO+SOM comemora 1 ano e anuncia Bia Ambrogi como nova presidente da associação
APRO+SOM comemora 1 ano e anuncia Bia Ambrogi como nova presidente da associação. Foto: Divulgação

Segundo a pesquisa, que contou com 21 produtoras respondentes, mais de 50% apontaram aumento para produções de áudio para o ambiente digital. Já as solicitações de produção original no ano de 2021 chegaram a 100%, obtendo o maior share em comparação com as solicitações de licenciamento especial e licenciamento de trilhas, que apresentaram maior variação entre as produtoras.

O destaque de produções realizadas em 2021 ficou para os filmes digitais, em seguida para as produções de filmes + digital. Além disso, foi possível identificar uma queda de solicitações para produções de spots e grandes produções para rádio e TV.

A pesquisa ainda aponta que para as produtoras, fazer parte da APRO+SOM só gerou resultados positivos como: maior credibilidade ao mercado, ações e posicionamento que impactam o setor, que trouxeram mais respeito pela produção de áudio no Brasil. No geral, elas alegam que as estratégias e alinhamentos foram fundamentais para o fortalecimento do setor. A formatação do Guia Prático, modelos de contrato e orçamento, fizeram toda a diferença para o amadurecimento da postura das produtoras.

Para 2022, a associação está com alguns projetos e mudanças para serem anunciados em breve. O Webinar de Direitos Autorais e o evento Papo Sonoro devem ganhar continuidade neste ano.

Sobre a Presidente da APRO+SOM, Bia Ambrogi

Com passagem por empresas como Teleimage, Estúdios Mega e Play it Again, Bia é formada em Comunicação Social pela ESPM, com especialização em cinema pela Scuola Leonardo da Vinci na Itália. Ela atua no mercado de produção e pós-produção audiovisual há 20 anos e assinou a supervisão de pós-produção de grandes filmes nacionais como Tropa de Elite e Dois Filhos de Francisco.

Fundadora da uPmix Estúdios, a profissional já foi premiada com um Leão de Ouro no Festival de Cannes com o filme “Coke Thrist”. Além disso, em seu portfólio, conta com produção executiva para séries dos principais streamings do mercado como Netflix, HBO, Discovery, Cartoon Networks e Rede Globo. Atualmente, Bia é a CEO, idealizadora e sócia fundadora da InnSaei.TV Plataforma de Streaming e da Produtora InnSaei, empresa prestadora de serviços de áudio para cinema, TV, Games e VR.

Escrito por Láisa Naiane

Justin Bieber emociona com mensagem de igualdade durante show

PA se garante na Prova de Resistência do BBB22: “Ficaria mais 48h”