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Apple planeja investir na produção de podcasts exclusivos, diz Bloomberg

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A Apple planeja financiar a produção de podcasts originais que seriam exclusivos de seu serviço de áudio, de acordo com informações da Bloomberg divulgadas na última semana (16).

Executivos da empresa entraram em contato com empresas de mídia e seus representantes para discutir a compra de direitos exclusivos para podcasts, de acordo com as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as conversas são preliminares.

A Apple ainda precisa delinear uma estratégia clara, mas disse que planeja buscar o tipo de acordos que não fez antes.

A Apple praticamente inventou o negócio de podcasting com a criação de uma rede que coleta milhares de podcasts de toda a Internet em um feed dos telefones, smartwatches e computadores das pessoas. O aplicativo Apple Podcast ainda é responsável por 50% a 70% da audição da maioria dos podcasts, segundo executivos do setor.

A notícia fez com que as ações da Spotify baixassem 2,7%, para US$ 150,09, em Nova York, na terça-feira (16), marcando o maior declínio intradiário em três semanas. As ações subiram 36% este ano até o fechamento de segunda-feira.

Depois de anos sem fazer mudanças substanciais em seu negócio de podcasting, que foi lançado em 2005, a Apple se concentrou recentemente em atualizar seu aplicativo e adicionou novas ferramentas para os fabricantes de podcasts. Ainda assim, os novos participantes invadiram a posição indomável da Apple, atraindo novos usuários oferecendo acesso exclusivo aos podcasts originais.

Um representante da Apple, de Cupertino, na Califórnia, não quis comentar.

 

Podcasts App

A Apple lançou o Podcast Analytics no ano passado, lançando um serviço que oferece aos criadores de podcast mais informações sobre seus ouvintes e desempenho. Este ano, a Apple anunciou um aplicativo Podcasts dedicado para computadores Mac e lançou uma interface web para expandir a quantidade de pessoas que podem ouvir podcasts através de seu serviço.

A Apple colocou o executivo Oliver Schusser encarregado de podcasts e música, com Ben Cave ajudando a supervisionar a estratégia de podcasting.

“Você não participa do podcasting se não tiver programas listados nos podcasts da Apple”, disse Lex Friedman, diretor de receita da Art19, que fornece serviços para produtores de podcast, como Wondery Media e Tribune. Mas, dada toda a atividade recente de sua concorrência, “me surpreenderia se a Apple não fizesse nada com exclusividade”.

 

Serviço de Vídeo

A Apple se absteve de financiar os podcasts até agora para evitar a percepção de tocar favoritos, de acordo com a Bloomberg. Mas o gigante da tecnologia demonstrou interesse em financiar parte da programação que distribui.

A empresa está produzindo dezenas de programas de TV e filmes originais para um novo serviço de vídeo chamado Apple TV +. A primeira dessas séries vai estrear no final deste ano.

A Spotify Technology SA, que já é a maior rival da Apple em streaming de música paga, gastou cerca de US $ 400 milhões adquirindo empresas de podcast. Também são financiados shows originais da comediante Amy Schumer, da jornalista Jemele Hill e do artista de hip-hop Joe Budden. No início deste ano, anunciou um acordo para hospedar podcasts de uma empresa fundada pelo ex-presidente Barack Obama e sua esposa Michelle, clique aqui para rever os investimentos do Spotify nesse setor.

Esses movimentos estabeleceram o Spotify como o claro número 2 em podcasting, de acordo com executivos do setor. A empresa apreendeu entre 10% e 20% dos ouvintes e responde por metade do público em alguns programas.

Outras empresas, incluindo IHeartMedia, Stitcher, Pandora e Luminary, também dedicaram mais recursos ao meio.

A Apple está no meio da construção de um conjunto de serviços de mídia em áudio e vídeo que ligam as pessoas a seus telefones e outros dispositivos. Podcasting ainda é um pequeno negócio comparado com música ou TV. As empresas de podcast geraram US $ 479 milhões em vendas de publicidade nos EUA no ano passado, de acordo com o Interactive Advertising Bureau.

 

Crescendo rápido

Mas a indústria vem crescendo. As vendas cresceram 65% ao ano nos últimos três anos, de acordo com o IAB, enquanto o número de ouvintes mensais nos podcasts dobrou nos últimos cinco anos.

Ainda assim, a Apple não ganha dinheiro com o aplicativo Podcasts. Não cobra pelo software nem executa sua própria publicidade.

No entanto, o crescimento do aplicativo Podcasts e o acréscimo de exclusividades poderiam dar a alguns consumidores outra razão para manter seu iPhone ou assinar serviços pagos e complementares, como o Apple Music.

A Apple também tem uma divisão de publicidade focada em anúncios na App Store, que teoricamente poderia ser aplicada aos Podcasts se continuar aumentando sua base de usuários.

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