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Apple estuda lançar serviço pago para podcasts em sua plataforma

A informação ainda não foi confirmada pela empresa, mas o mercado já fala sobre os impactos

Foto: Astrid Stawiarz/Getty Images

Mesmo se recusando a falar sobre o assunto, os rumores de que a Apple está estudando formas de monetizar melhor seus podcasts parece ser real. A mídia internacional especializada não para de falar sobre o assunto nos últimos dias. Portais como o The Information, The Hollywood Reporter, Billboard, Digital Music News, entre outros, já anunciam que em breve a gigante de tecnologia deve lançar um produto pago para os amantes de podcasts – nicho que vem crescendo fortemente no mercado.

Muito do crescimento da indústria de podcasting na última década pode ser rastreado até a Apple e seu ex-CEO Steve Jobs, que em 2005 declarou que estava “trazendo o podcast para o mainstream” ao adicionar suporte para o meio ao iTunes. Alguns anos depois, a empresa lançou um aplicativo separado de Podcasts que rapidamente se tornou a plataforma de distribuição líder para o meio.

Mas a Apple, que arrecadou US $ 275 bilhões em vendas no ano fiscal de 2020, evitou transformar o podcast – ainda uma indústria relativamente pequena que o Interactive Advertising Bureau estimou que geraria quase US $ 1 bilhão em receita de publicidade nos EUA no ano passado – em um empreendimento lucrativo.

Agora, no entanto, a posição da Apple como a melhor plataforma para ouvir podcast está sendo ameaçada, já que a empresa enfrenta uma competição acirrada de gigantes da tecnologia e da mídia. De acordo com o The Hollywood Reporter, está claro que a Apple liderada por Tim Cook – depois de passar os últimos dois anos assistindo o Spotify rival em streaming de música investir centenas de milhões de dólares para se alinhar com alguns dos produtores e personalidades populares de podcast – não está mais contente sentada à margem do setor.

Porém, a Apple terá de proceder com cuidado ao explorar a introdução de assinaturas de podcast. É que, segundo a publicação, os ouvintes ainda não mostram um grande apetite por serviços de podcast pagos. Até o Spotify, que tem um robusto negócio de assinaturas de música com 144 milhões de membros, se absteve de colocar qualquer um de seus podcasts atrás de um acesso pago.

Além disso, analistas do Citi questionaram recentemente se o investimento em podcast do Spotify pode dar frutos, observando que em 15 de janeiro a cadência de acréscimos de assinantes Premium e dados de download da empresa “não mostra nenhum benefício material”.