Nesta sexta-feira (24), a influenciadora Gleici Damasceno usou as redes sociais para denunciar um caso de racismo que sofreu no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Segundo a campeã do BBB18, ela passava por um procedimento de vistoria na Receita Federal quando uma das agentes que revistavam sua mala teria agido de maneira constrangedora.
> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes
LEIA MAIS:
- Ludmilla diz que foi processada por advogado que a defendeu em ação de racismo
- Fã clube de SZA reporta racismo praticado por alguns fãs de Taylor Swift
- Seu Jorge é vítima de racismo durante show em Porto Alegre
Aos prantos, Gleici contou por meio do Instagram Stories que voltava de uma viagem aos Estados Unidos. Ao ser abordada pela a funcionária da alfândega, foi questionado se ela tinha “condições de viajar duas vezes no ano”, pois é algo “caro”. Então, a atriz respondeu: “Eu falei assim: ‘Nossa, esse seu comentário é racista’. E aí ela disse: ‘Eu acho que o racismo está em você’”, detalhou.
Em seguida, a influencer explicou que a agente da RF ameaçou autuá-la e passou a tratá-la de maneira mais agressiva. “Ela falou assim: ‘Ah, eu vou te autuar, você fique calada’. E ela mandava eu me sentar e eu falei: ‘Eu não preciso ficar sentada, eu posso ficar em pé se eu quiser também.’”
Nisso, a mulher teria aumentando o tom de voz com Gleici, que reagiu: “Eu falei: ‘Será que tem alguém com quem eu possa fazer uma denúncia?’. E ela falou: ‘Ah, eu sou a autoridade aqui’ e começou a falar os termos lá que eu não entendo muito bem.”
“Eu fiquei muito nervosa, porque nunca passei por uma situação dessas. Eu entendo o trabalho das pessoas [na Receita Federal], que tem que fazer perguntas mesmo, mas eu acredito que certos comentários você não deve fazer”, lamentou.
A modelo também contou que o vexame se estendeu até o momento em que a funcionária encontrou um segundo celular, comprado por Gleici em 2022, nos Estados Unidos, e resolveu taxá-la.
“Ela estava olhando e mandando eu calar a minha boca, sendo que eu estava falando no mesmo tom que ela. […] Eu tenho dois celulares, esse aqui que é mais pessoal e eu uso o outro celular para trabalho. E esse outro celular eu comprei nos Estados Unidos no meio do ano passado. Até que ela achou o meu celular e me tributou esse celular, que eu tinha comprado no ano passado. Enfim, é o procedimento deles”, ela aceitou.
LEIA MAIS:
- Os maiores! Fãs de Joelma tem ‘museu’ de looks usados pela cantora
- É do Brasil! Novo álbum de Karol G tem faixa produzida pelo trio Los Brasileros
- Queridinhos ou plantas? Saiba quem nunca foi votado no BBB23
Damasceno concluiu dizendo que fez uma denúncia contra a funcionária na ouvidoria da Receita Federal. Ela ainda pontuou as questões que a deixaram fragilizada:
“[…]Fiquei me sentindo muito mal, principalmente quando ela falou ‘o racismo está em você’, sabe? Principalmente porque eu sei que se fosse uma pessoa branca, esse tipo de comentário não teria sido feito“, disse.
“E as pessoas dizem: ‘Ah, eles falam assim com todo mundo’. Gente, não fala, eu tenho certeza que não fala”, se revoltou ela. “A gente sabe quando a pessoa fala com maldade, com deboche, e ela era o tempo todo muito debochada, dizendo que ia me autuar”, lamentou.
Finalizando o desabafo, Gleici enviou um recado aos fãs: “Agora eu vou tentar dormir um pouco, pois isso tudo me estressou muito. Também estou mais aliviada por compartilhar com vocês algo que considero muito íntimo e que, em outro momento, eu nunca iria compartilhar, mas hoje sei que essa dor não é só minha.”