Luciano Hang, empresário conhecido por seu ativismo político com Bolsonaro, está processando a banda de punk rock Punkzilla.
LEIA MAIS:
- ROCKline entrevista Fresno no Rio de Janeiro!
- Godsmack fala sobre a sua turnê de despedida ao ROCKline
- Após 7 anos, o Monsters of Rock retorna a São Paulo – e o ROCKline esteve lá!
- “A música unifica as pessoas”, diz Winston McCall, do Parkway Drive em entrevista para o ROCKline
O motivo da batalha legal é a música “Eu Odeio o Véio da Van” escrita pela banda. Segundo Hang, a letra era “muito ofensiva e desrespeitosa”, embora não mencionasse seu nome.
A defesa do empresário argumenta ainda que a letra e a capa da música são referências claras a Luciano Hang. Vinte e uma palavras foram mencionadas na petição original como “desabonadoras”, entre elas “babaca”, “trouxa”, “senil”, “caloteiro”, “corno”, “brocha” e outras muitas.
“Ora Excelência, é mais do que claro que uma música com, pelo menos, 21 xingamentos diretos e imputação de características criminosas, por si só enxovalham a honra e imagem do autor, menoscabando sua respeitabilidade social”, diz a petição.
LEIA MAIS:
- ROCKline apresenta Punhal e seu mais recente EP, “Guerra de Classes”
- “A música unifica as pessoas”, diz Winston McCall, do Parkway Drive em entrevista para o ROCKline
- ROCKline apresenta a banda Aisles e seu mais novo álbum, “Beyond Drama”
Hang pede indenização de R$100 mil por danos morais, retirada da música de circulação e multa diária de R$10 mil pelas infrações.
Segue trecho da música:
“Ei, véio da van
Pra você o meu abraço mais fraterno
Mentira, eu quero que você (se Ilumine)
No poço mais fundo do inferno
Eu odeio o véio da van
Eu vou cuspir no véio da van
Eu vou jogar um ovo no véio da van furgão”
Resposta da banda
Ao tomar ciência do processo, a banda fez sua defesa nas redes sociais neste domingo (21):
“Ficamos sabendo pelos jornais, mas ainda não recebemos a intimação. Cremos que o Sr. Hang cometeu um equívoco”, dizia a legenda da publicação, que tem os dizeres “fomos processados pelo Luciano Hang pela música ‘eu odeio do véio da van’, não sabíamos que ele dirigia vans”.
Em entrevista exclusiva à Globo, o vocalista da banda de Porto Alegre, Francis Fussiger abriu o jogo sobre a história da faixa. “Em 2017, fizemos um dos nossos primeiros shows na Serra Gaúcha e contratamos um serviço de van. O motorista que dirigia a van não era lá muito legal e deu até briga”, disse Francis. “Ficamos, então, com esse desejo de fazer uma música sobre essa turnê”, acrescentou.
Também segundo a descrição publicada no canal oficial da banda, a música fala sobre um personagem “imprudente no trânsito e, ainda por cima, adorador do ‘coiso'”.
Vale destacar, que até a publicação desta matéria, “Eu Odeio o Véio da Van” já contabilizava 132 mil reproduções no Spotify e mais de 50 mil no YouTube. Ouça a seguir: