Em uma carta aberta escrita em março, Elon Musk, intelectuais, pesquisadores do setor tecnológico e executivos pediram uma pausa no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial. Após quatro meses, indo no caminho oposto ao objetivo central da carta, o bilionário anunciou sua nova empresa “xAI” que promete “entender a verdadeira natureza do universo”, com base na inteligência artificial.
Leia Mais:
- Elon Musk desafia Mark Zuckerberg em luta livre – e ele aceita!
- “Musk”: HBO compra documentário sobre Elon Musk
- Elon Musk e especialistas do setor tecnológico pedem pausa no desenvolvimento de IA
- Elon Musk estima que Twitter vale US$ 20 bilhões, menos da metade do que foi adquirido
- Elon Musk finaliza aquisição bilionária do Twitter
A xAI, recém-formada empresa de IA de Elon Musk, revelou-se com um novo site detalhando sua missão e equipe. Musk tweetou que a intenção da empresa é “entender a realidade” sem nenhum outro detalhe ou explicação. O site da companhia afirma que mais informações serão anunciadas “em algumas semanas ou meses”.
Announcing formation of @xAI to understand reality
— Elon Musk (@elonmusk) July 12, 2023
A equipe é liderada por Elon Musk e inclui membros da equipe que trabalharam em outros grandes nomes da IA, incluindo OpenAI, Google Research, Microsoft Research e DeepMind (que foi recentemente incorporado ao Google).
Além de Musk, o site lista Igor Babuschkin, Manuel Kroiss, Yuhuai (Tony) Wu, Christian Szegedy, Jimmy Ba, Toby Pohlen, Ross Nordeen, Kyle Kosic, Greg Yang, Guodong Zhang e Zihang Dai. A equipe da xAI é atualmente aconselhada por Dan Hendrycks, um pesquisador que atualmente lidera o Center for AI Safety, uma organização sem fins lucrativos que visa “reduzir os riscos em escala social associados à IA”, de acordo com o The Verge.
De acordo com o site da xAI, a empresa é “separada” da abrangente X Corp de Musk “mas trabalhará em estreita colaboração com a X (Twitter), Tesla e outras empresas”. Musk recentemente impôs limites estritos, mas aparentemente temporários, à leitura do Twitter, culpando a mudança na raspagem por startups de IA que buscam dados para modelos de linguagem grandes (LLMs).
xAI Discussion https://t.co/UHZatW4vFS
— Elon Musk (@elonmusk) July 14, 2023
O mercado ouviu falar da xAI pela primeira vez em abril, quando registros indicavam que Musk fundou a empresa em Nevada. Na época, tinha Musk listado como seu diretor, com Jared Birchall, diretor do family office de Musk, listado como seu secretário. Não se sabia muito sobre o xAI na época, mas os relatórios sugeriram que Musk buscou financiamento da SpaceX e da Tesla para iniciá-lo.
Musk já fez parte de uma grande organização de IA antes, cofundando a OpenAI em 2015, segundo o The Verge. No entanto, ele se afastou dela em 2018 para evitar um conflito de interesses com a Tesla, que também faz muito trabalho na área. Desde então, ele criticou abertamente o OpenAI e disse a Tucker Carlson que estava trabalhando na construção de algo chamado “TruthGPT”.